Saiu este ano o primeiro guia Michelin do país e também primeiro guia da América Latina! O único restaurante que recebeu duas estrelas é o D.O.M. do chef Alex Atala, que revolucionou a cozinha brasileira e a colocou junto a dos grandes mestres do mundo. Só que ele não tem só duas estrelas, não. O Dalva e Dito, restaurante de cozinha popular também comandado por ele, tem, agora, uma estrela. Ou seja, Alex é o primeiro triestrelado do Brasil.
Segundo o novo guia deste ano, São Paulo tem 10 restaurantes com uma estrela. Entre eles o Maní da Helena Rizzo; japoneses como o Kinoshita, Kosushi e o Jun Sakamoto; o Fasano e o Esquina Mocotó do badalado chef Rodrigo Oliveira, que fez de seu restaurante um verdadeiro ponto turístico para os amantes da gastronomia.
No Rio de Janeiro apenas 6 restaurantes receberam uma estrela do guia. Entre eles estão o Roberta Sudbrack e o Olympe, do francês Claude Troigros, que são os mais famosos.
Para o diretor internacional do guia Michelin, Michael Ellis, este primeiro guia mostra o potencial gastronômico do país, principalmente do Rio de São Paulo. “Depois de meses de exploração foi descoberta uma seleção diversificada de cozinha criativa com produtos de alta qualidade e influências do mundo”, afirma.