Entrevista com Elsa Viana: profunda paixão pela gastronomia

Entrevista com Elsa Viana: profunda paixão pela gastronomia

A chef europeia Elsa Viana, de origem angolana, partilha connosco como a sua paixão pela gastronomia levou-a a abandonar a sua carreira profissional e a ir a Paris estudar alta gastronomia no instituto de culinária "Lenôtre". Pouco tempo depois, ela retornou à sua terra natal, Angola, onde exerceu por vários anos como Chef Executiva. Atualmente trabalha e reside em Cascais (Portugal), onde dirige sua própria empresa de catering.


Por que você decidiu focar sua carreira profissional na alta gastronomia e como foi seu começo?

Eu nasci em Benguela, uma cidade no sul de Angola. Depois de 20 anos dedicados ao trabalho de secretariado executivo e tradução, decidi mudar minha carreira profissional e me dedicar à minha paixão pelas artes culinárias. Por isso, decidi viajar para Paris e continuar minha formação em alta cozinha no Instituto de Culinária "Lenôtre".

Depois de terminar os meus estudos, dediquei-me a viajar por toda a Europa, o que me permitiu trabalhar em muitas cozinhas diferentes antes de regressar à minha casa, a capital de Angola, Luanda. Aqui trabalhei por cinco anos como Chef Executiva em um restaurante de alta cozinha, o Cajueiro.

Durante a Expo Milão 2015, fui nomeada Embaixadora Gastronómica de Angola. Um título que me deu o privilégio de poder representar Angola no Concurso Mundial de Cuscuz, que acontece anualmente na Sicília.

Angola sofreu muitas mudanças nos últimos anos, políticos, entre outros, como você acha que essas mudanças influenciaram a indústria gastronômica?

O fim da guerra permitiu que a indústria gastronómica de Angola começasse a evoluir e a se beneficiar da sua nova liberdade. Nesta nova etapa, a comida sempre esteve presente nas celebrações A liberdade financeira nos ofereceu oportunidades para viajar, fazer compras e refinar o paladar gourmet.

Além disso, essa transformação atraiu restauradores de todo o mundo que estão investindo na indústria gastronômica de Angola.

Por outro lado, esta transformação fez com que muitos chefes angolanos regressassem à sua terra natal, o que significa que eles trazem para o nosso país todo o conhecimento e capacidades culinárias que adquiriram no estrangeiro.

Quais são para você as características mais interessantes e diversas da gastronomia angolana?

Angola é formada por 18 províncias e é o sétimo maior país da África, é um imenso território. Meu país é composto de muitos tipos de terra com costas e rios particularmente extraordinários. Esses recursos nos permitem ter uma oferta importante de peixes e mariscos. Angola é uma terra muito conhecida pelas suas exclusivas carnes fumadas e secas, outro produto que devemos mencionar são os deliciosos cogumelos silvestres.

A gastronomia angolana é tão diversa e culturalmente rica quanto o seu povo. Tenho muito orgulho de fazer parte do crescimento do meu país e de poder implementar suas tradições em minhas criações culinárias.

Sopa Fria Sape-Sape (Fruta Angolana)

Quão diferente é a comida da capital em relação ao resto do país?

A guerra obrigou mais da metade da população a se mudar para a capital, Luanda, que fica na costa noroeste, e permite que seus moradores tenham acesso fácil ao resto do território por diferentes meios, como o carro, o trem ou o avião.

Como resultado, em Luanda, pode encontrar uma grande variedade de produtos de todas as províncias, incluindo o enclave de Cabinda, que tem uma forma muito particular de preparar uma variedade exótica de carne e folhas.

Em três palavras, quais são as características mais fascinantes da cultura angolana?

Beleza, clima e carisma!

Bife com molho de tamarindo sobre purê de batata-doce





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...