Malagueta Chilhuacle

Malagueta Chilhuacle

A Malagueta Chilhuacle, ou Chile Chilhuacle, ("chile viejo" em Nahuatl) é uma variedade de malagueta pertencente à família Capsicum annuum. É um tipo de malagueta ligado principalmente com a gastronomia de Oaxaca (México) e é o ingrediente estrela na elaboração de mole preto, amarelo e vermelho.


Existem três variedades de malaguetas chilhuacle: o chilhuacle preto, vermelho e o amarelo.

O Chilhuacle Preto é um pimentão que chama a atenção por causa de sua cor (marrom escuro) e seu sabor surpreendente: é um pimentão ligeiramente picante, cujo sabor lembra chocolate, tabaco e tem nuances esfumaçadas. Na cozinha está presente na preparação de mole preto, molhos, recheios, etc.

Por outro lado, o Chilhuacle Vermelho é um pimentão de cor vermelho escuro com tons pretos. Destaca-se por ser uma malagueta com um ligeiro toque picante. É um dos mais usados e com mais tradição na região, principalmente na produção de mole vermelha.

Finalmente, o Chilhuacle Amarelo, tem uma cor que varia de amarelo a laranja. É usado na preparação de mole amarela.

Entretanto, ainda que a malagueta chilhuacle seja um produto enraizado na cultura e tradição gastronômica de Oaxaca, nos últimos anos seu cultivo diminuiu significativamente devido aos seus altos custos de produção e que só é cultivado em territórios muito pequenos. Atualmente, chefs de referência mexicana como Ricardo Muñoz Zurita ou Enrique Olvera estão trabalhando para evitar seu desaparecimento.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...