Bernardo Fuertes, novo vice-presidente executivo de FIBEGA Miami

Bernardo Fuertes, novo vice-presidente executivo de FIBEGA Miami

Temos o prazer de entrevistar a Bernardo Fuertes, um grande especialista no mundo das viagens e amante da gastronomia. Depois de mais de vinte anos de experiência no setor de comunicações, ele se junta à equipe da FIBEGA MIAMI como vice-presidente executivo. 


Como você chega ao mundo das viagens?

Eu poderia dizer que por acaso, mas é uma chance procurada pelos meus interesses pessoais. Como quase todo mundo, adoro viajar e consegui fazer disso minha profissão. Se além disso, adiciono meu gosto pela gastronomia, acontece que em FIBEGA eu tenho os componentes ideais para misturar minhas grandes paixões com o trabalho.

Pontos de interesse e experiência profissional no passado

Anteriormente me dediquei aos meios de comunicação, quase sempre no mundo das revistas. Nos últimos dez anos fui vice-diretor da revista Condé Nast Traveler. A partir daí tive a oportunidade de conhecer os destinos mais incríveis e conhecer o mundo em profundidade: sua gastronomia, cultura, paisagens, costumes. Acho que isso me deu uma boa perspectiva global e muito completa do mundo do turismo. Precisamente aqui é onde pude verificar que a gastronomia é uma das razões fundamentais para viajar e decidir qual será o próximo destino.

Ao viajar para fazer alguma reportagem, uma das prioridades era conhecer a cultura culinária do destino. Os próprios nativos sabiam da importância da culinária local e organizavam visitas a seus mercados, produtores e restaurantes. Os nativos e habitantes locais conocem a importância que a gastronomia tem como forma de atrair turistas

Qual é a sua visão para FiIBEGA e para o mundo do turismo gastronômico?

Fibega é uma oportunidade excepcional. É a única feira mundial de turismo gastronômico. Estamos a falar de um aspecto do mundo das viagens que é muito importante porque, para mais de metade dos viajantes, a gastronomia é uma motivação fundamental na escolha de um destino.

Quando você visita outros países, você faz isso com a mente aberta. Aberto aos seus costumes e a sua cultura. Conhecer novos sabores, novos produtos, novas formas de prepará-los, é uma das experiências mais enriquecedoras que existem. De fato, quando as pessoas retornam da viagem, uma das experiências que são lembradas com mais prazer e maior intensidade são aquelas das refeições que foram experimentadas. A gastronomia é o melhor embaixador de um país, pois permite criar lembranças que permanecem na memória visual, gustativa e olfativa do visitante.

O que significa ser o vice-presidente executivo da FIBEGA?

É uma tremenda mudança e uma fantástica oportunidade para mim. Com FIBEGA, dou o salto para a organização de feiras de um ponto de vista internacional e no epicentro global que Miami representa. Meu relacionamento com pessoas de todos os países do mundo é agora muito maior. Isso me faz sentir um cidadão global. Amo o personagem multinacional que representa um desafio como o FIBEGA.

Como você vê a edição de 2019?

2019 é o ano de consolidação de um projeto muito ambicioso para a FIBEGA. O encontro, que será realizado nos dias 10, 11 e 12 de maio no Miami Beach Convention Center, é destinada a todos os atores do turismo gastronômico: destinos, cruzeiros, companhias aéreas, empresas privadas, produtores.

Os melhores agentes de viagens e operadores turísticos visitarão a feira em busca das novidades e dos produtos de maior destaque no turismo gastronômico. Teremos três congressos especializados com apresentações de alto nível, workshops e apresentações. Nos stands, haverá showcooking e degustação dos produtos e pratos que os destinos querem promover.

Em resumo, será uma oportunidade fantástica para fazer bons negócios e desfrutar da viagem e a gastronomia.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...