Os cientistas estão continuamente descobrindo novos benefícios do chá verde. Contém antioxidantes (vitamina C, vitamina E, luteína e zeaxantina) que podem ser absorvidos por diferentes tecidos do olho, incluindo a retina, evitando assim o glaucoma e outras doenças oculares. Também foi cientificamente comprovado que reduz as doenças dos dentes e gengivas.
Também fornece benefícios no nível circulatório. Um estudo realizado na Faculdade de Medicina de Atenas (Grécia) indica que 30 minutos depois de beber uma xícara de chá as grandes artérias do organismo se dilatam, o que evita problemas circulatórios, aterosclerose, etc. Além disso, um de seus componentes, epigalocatequina (EGC), promove o crescimento de células ósseas (osteoblastos) em até 79%, o que fortalece os ossos, aumenta sua mineralização e ajuda a prevenir a osteoporose.
O consumo regular de chá também traz benefícios para nosso cérebro. Os polifenóis do chá têm um efeito protetor nas células dopaminérgicas, ajudando a prevenir a doença de Parkinson, de acordo com um estudo publicado na Biological Psychiatry.