O azeite é um dos produtos mais característicos da culinária espanhola. Ouro líquido puro, vencedor de inúmeros prêmios e reconhecido internacionalmente por especialistas e críticos do mundo da culinária. Ao provir do suco da fruta da oliveira, conserva todos os nutrientes da mesma, pelo que se configura como um dos ingredientes da dieta mediterránea que maiores benefícios apresentam para nossa saúde.
Está provado que o consumo de azeite de oliva ajuda a nivelar o colesterol, diminuir o açúcar no sangue e reduzir a hipertensão, graças aos ácidos graxos monoinsaturados, ácido oleico e altas quantidades de polifenóis. Um alimento rico em vitamina E, com excelentes propriedades antioxidantes e especialmente recomendado na infância e na velhice.
Diz-se que uma colher de chá em jejum deste líquido pode ser muito positivo para aqueles que sofrem de diabetes, pois ajuda a manter níveis saudáveis de triglicerídeos e reduzir a glicose no sangue. A osteoporose é outra das doenças em que a ingestão deste precioso produto é recomendada, o seu consumo habitual contribui para evitar que a massa óssea se torne frágil e ajuda a fortaleçer os ossos.
Uma dieta equilibrada e com baixo teor de gordura que inclui azeite de oliva pode ajudar a combater a depressão e até mesmo prevenir alguns tipos de câncer de pele. Finalmente e como um remédio caseiro, para aquelas pessoas que roncam recomenda-se tomar um gole de azeite antes de ir dormir para lubrificar e relaxar os músculos da garganta.
Redação: Gastronomia.com