O processo de digestão ocorre quando o aroma de alimentos e glândulas salivares na boca começam a produzir saliva. O objetivo do processo de digestão é converter os alimentos em pequenos que servem ao corpo e tirar aqueles que não são usados através das fezes.
Esse processo ocorre nos intestinos que abrigam o microbioma intestinal (conjunto de bactérias) que são responsáveis pela quebra dos alimentos, pela eliminação dos nutrientes e, finalmente, pela eliminação das toxinas.
Quando o processo falha por causa de uma dieta pobre, o organismo não consegue evacuar as toxinas com frequência e começa a sentir problemas no abdômen, como inflamação, na pele acne e pode causar obesidade e insônia.
Para recuperar o funcionamento adequado do corpo e aliviar esses desconfortos, podemos consumir os seguintes alimentos:
Manga: no intestino, ajuda as bactérias no microbioma a permanecerem vivas. De acordo com um estudo da Universidade Estadual de Oklahoma, além de ajudar a reduzir os níveis de gordura corporal e controlar o açúcar, uma manga por dia pode melhorar significativamente a saúde intestinal.
Lentilhas, alcachofras, maçãs e feijão preto: estes e outros alimentos ricos em fibras facilitam o movimento dos alimentos ingeridos no corpo, evitando problemas como prisão de ventre e hemorróidas.
Cebolas: este vegetal é rico em prebióticos, microorganismos que ajudam no crescimento de boas bactérias.
Alho: Grande probiótico, melhora a dieta da flora intestinal.
Chocolate: Este pode ser o produto mais delicioso para consumir nestes casos. Ele ajuda a ter 10.000 milhões de células de bactérias que promovem a saúde do intestino.
Também é necessário beber água várias vezes ao dia para ajudar a realizar a mistura de substâncias com a maior facilidade. Além disso, os especialistas aconselham beber menos bebidas alcoólicas, controlar o estresse e fazer mais exercício.
Créditos de imagem: Hospital Clínica Biblica (web)
Diana Ramírez R.