Tipos de arroz

Tipos de arroz

O arroz é um dos cereais mais consumidos e produzidos no mundo, depois do milho. Em muitos países asiáticos, o arroz é um alimento básico e o companheiro perfeito em muitas elaborações, devido à sua grande versatilidade na cozinha.

Estima-se que existam cerca de 10.000 variedades de arroz pertencentes à subespécie de Oryza sativa. Vamos reunir nesta lista os tipos mais frequentes de arroz:


Arroz de grão longo: devido à sua alta concentração de amilose (uma molécula presente no amido), são necessários mais água e mais tempo de cozimento durante a cocção. É um tipo de arroz muito consumido na China, na Índia e nos Estados Unidos.

Arroz de grão médio: é o arroz mais utilizado na cozinha espanhola, popularmente conhecido como "arroz bomba", é ideal para fazer paellas. Da mesma forma, sua aplicação na cozinha está muito presente em países como Colômbia, Peru, Equador ou Argentina. Dentro desta classificação está o arroz risotto.

Arroz de grão curto: tem uma forma arredondada e é popularmente conhecido como "arroz branco", é um dos mais utilizados no nosso dia a dia.

Arroz pegajoso: também conhecido como glutinoso, é usado para a preparação de pratos doces em países asiáticos. Pouca água é necessária na sua preparação. Além disso, é o arroz preferido para preparar sushi.

Arroz aromático: são arroz de grãos longos / médios, consumidos principalmente em países como a Índia ou o Paquistão. Dentro deste grupo são classificados os chamados arroz basmati (grãos longos e com um toque de doce) ou arroz jasmim (com o cheiro de jasmim, podemos encontrar brancos ou inteiros).

Arroz cozido a vapor: é nomeado para o tratamento a vapor ao qual o grão é submetido. Devido à sua riqueza em fibras e minerais, é geralmente usado na preparação de pratos de arroz ou paellas.

Arroz preto: a cor do seu grão é preto, daí o seu nome. Amplamente utilizado na culinária asiática, é um tipo de arroz integral, com alto teor de fibras. Quando é cozido, adquire uma cor roxa.

Arroz vermelho: faz parte do arroz "pigmentado" e tem a característica de que seu sabor lembra a noz. É um arroz muito popular na culinária chinesa por seus benefícios para a saúde (antioxidante, fibra, fonte de energia e regula os níveis de açúcar).

Arroz integral: tem uma cor mais forte que o resto do arroz. É caracterizada por seu alto teor de fibras e nutrientes.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...