O alho é uma planta perene composta pelas raízes, o caule, as folhas e o bulbo. Este último, com a pele branca e odor forte quando corte, é uma cabeça compreendendo 6 ou 12 partes (ou dentes) e a parte é muitas vezes utilizada principalmente para a preparação de pratos. Nos tempos antigos, os romanos, gregos e egípcios, já o usavam tanto na cozinha quanto em tratamentos medicinais por suas interessantes propriedades para a saúde.
Podemos encontrar no mercado três tipos diferentes de alho:
- Branco: é o mais comum. As cabeças do alho branco são maiores e com mais dentes.
- O roxo: é caracterizado pela sua pele branca e pelo seu interior roxo.
- Preto: é na verdade um alho branco que passou por um processo de fermentação que dura entre 40 e 60 dias. Além disso, e a diferença em relação às anteriores, é que seu sabor é mais suave.
O alho é um ingrediente com grande presença nas nossas cozinhas, sendo, podemos dizer, um alimento indispensável na preparação de inúmeros pratos, agindo como um aroma natural. Pode ser usado em ensopados, escabeche, salteados, sopas ou molhos.
Na Espanha, podemos encontrar pratos em que o alho é o principal produto, entre eles podemos destacar: ajoblanco, sopa de alho ou molho de alho. Mas também é um ingrediente muito especial na culinária mexicana, equatoriana, argentina ou peruana. É difícil entender a preparação de pratos como o "mole de caderas", o pambazo, a carne vermelha ou o chaulafán se o alho não for usado.
Ao comprar alho em uma loja de alimentos, é melhor escolher aqueles que têm uma firme e cabeça compacta, evitando, por exemplo, aqueles indivíduos que são mais amarelo, porque seria uma indicação de que eles são envelhecidos e perdeu sua propriedades. Em relação à sua conservação, é aconselhável armazená-los em local fresco, seco e ventilado.