O Daikon (ou rabanete japonês) cujo nome científico é Raphanus sativus é uma planta comum da Ásia Oriental e cuja origem pode datar do ano 2000 antes de Cristo. Em japonês, o daikon deriva de "Dai", que significa "longo" e de "Kon", que significa "raiz".
O daikon ou rabanete japonês é alongado e arredondado, de cor branca, textura crocante e sabor picante. É um produto muito especial na culinária japonesa que pode ser consumida crua e cozida, como molho em pratos como sushi, sopa de miso, guisados, pratos de arroz, saladas e também pode ser acompanhado de tempura para ser misturado em molhos.
No momento de trabalhar com este produto na preparação dos pratos, teremos que descascar o daikon e cortá-lo. Além disso, e de acordo com a receita que vai ser preparada, suas folhas, com interessantes propriedades nutricionais, podem ser utilizadas.
Recomendamos a receita para o Sashimi de Pregado em seu invólucro com molho ponzu pelo chef Ricardo Sanz.
Propriedades e benefícios do daikon para a saúde
O rabanete japonês é um alimento rico em vitaminas do tipo A, B e C, em minerais (ferro, potássio, magnésio, fósforo ou cálcio), em glicose, frutose e celulose e é pobre em calorias.
Graças às suas propriedades, o daikon é um alimento que favorece a digestão, é diurético, ajuda o sistema imunológico, pode prevenir o sofrimento de alterações nas articulações e tem propriedades anticancerígenas.
Atualmente, o consumo da Daikon é generalizado em todo o mundo e pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos asiáticos.