Que é o Daikon?

Que é o Daikon?

O Daikon (ou rabanete japonês) cujo nome científico é Raphanus sativus é uma planta comum da Ásia Oriental e cuja origem pode datar do ano 2000 antes de Cristo. Em japonês, o daikon deriva de "Dai", que significa "longo" e de "Kon", que significa "raiz".

O daikon ou rabanete japonês é alongado e arredondado, de cor branca, textura crocante e sabor picante. É um produto muito especial na culinária japonesa que pode ser consumida crua e cozida, como molho em pratos como sushi, sopa de miso, guisados, pratos de arroz, saladas e também pode ser acompanhado de tempura para ser misturado em molhos.


No momento de trabalhar com este produto na preparação dos pratos, teremos que descascar o daikon e cortá-lo. Além disso, e de acordo com a receita que vai ser preparada, suas folhas, com interessantes propriedades nutricionais, podem ser utilizadas.

Recomendamos a receita para o Sashimi de Pregado em seu invólucro com molho ponzu pelo chef Ricardo Sanz.

Propriedades e benefícios do daikon para a saúde

O rabanete japonês é um alimento rico em vitaminas do tipo A, B e C, em minerais (ferro, potássio, magnésio, fósforo ou cálcio), em glicose, frutose e celulose e é pobre em calorias.

Graças às suas propriedades, o daikon é um alimento que favorece a digestão, é diurético, ajuda o sistema imunológico, pode prevenir o sofrimento de alterações nas articulações e tem propriedades anticancerígenas.

Atualmente, o consumo da Daikon é generalizado em todo o mundo e pode ser adquirido em lojas especializadas em produtos asiáticos.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...