Adoçantes naturais

Adoçantes naturais

Muitas vezes nos perguntamos sobre adoçantes naturais que podem substituir o açúcar, e que eles não contêm conteúdo calórico ou substâncias artificiais. Açúcar, açúcar mascavo ou sacarina e outros derivados são ricos em calorias, são uma fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, o que significa que aumenta muito os níveis de glicose no sangue e, portanto, também a insulina para diminuir rapidamente esa alta concentração de glicose no sangue.

Para evitar o abuso de açúcares existem substitutos naturais com os quais podemos obter o mesmo resultado doce.


Em seguida, informamos quais são os adoçantes mais saudáveis para adoçar e preparar receitas:

- Stevia: Há muitos anos estamos a falar sobre esta planta com alto poder adoçante. Hoje você pode encontrar herbalistas, lojas naturais e quase todas as cadeias de supermercados. Sua apresentação é geralmente em pó ou líquido. Seu sabor puro é até 300 vezes mais doce que o açúcar. Além do nível nutricional, sua contribuição calórica é zero, apesar de seu sabor adocicado, gera outros nutrientes em porcentagens consideráveis, como carboidratos, gorduras, que não são todas prejudiciais e também são necessárias, ou proteínas; Além disso, o seu consumo habitual irá fornecer vitaminas A, B e E e outros componentes muito necessários, como fósforo, cálcio, magnésio ou ferro, bem como zinco, sódio ou potássio.

- Xilitol: O xilitol é um álcool de açúcar de cinco carbonos encontrado em frutas e vegetais fibrosos, espigas de milho e árvores de madeira dura, como a bétula. Em sua apresentação é uma substância semelhante ao açúcar que é usado como um adoçante para bebidas ou chicletes e doces que não contêm açúcar. Tem 40% menos calorias que o açúcar e está cientificamente provado que reduz o risco de cáries dentárias entre 30% e 85%. Quanto ao seu uso na cozinha é ideal para preparar algumas receitas doces, como bolos ou tortas em substituição ao açúcar.

- Eritritol: O eritritol é também um poliálcool (álcool de açúcar) presente em frutas e alimentos fermentados. É entre 60% e 70% tão doce quanto o açúcar de mesa, e não tem calorias ou aumenta a glicose no sangue. Com a mesma quantidade que a indicação da receita de açúcar, conseguiremos um resultado muito semelhante, fazendo com que nossos doces tenham muito menos calorias.

Outras opções naturais:

O adoçante feito de raiz de chicória (inulina) é popular nos Estados Unidos; Existem várias marcas que comercializam e é um substituto natural 100% ideal para o açúcar.

O yacon é um tubérculo que vem dos Andes, de onde o xarope é extraído. Quase não tem impacto sobre a glicose no sangue (níveis de açúcar no sangue) e é considerado um alimento pré-biótico devido às suas qualidades como alimento para as bifidobactérias do cólon.

O agave é uma planta pertencente à família Amarilidaceae e de cujo tronco é obtido um líquido açucarado o qual é conhecido como xarope ou mel agave. Uma alternativa que, juntamente com o mel, é ideal para adoçar iogurte ou sobremesas com uma carga inferior ao açúcar tradicional.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...