Alimentação tem papel fundamental na prevenção do câncer

Alimentação tem papel fundamental na prevenção do câncer

Falar sobre câncer na atualidade significa tratar de um problema de saúde pública em todo o mundo. Nesse contexto, questões como prevenção e detecção precoce se tornam primordiais, principalmente quando se considera que 30% das mortes por câncer, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são causadas por fatores de risco modificáveis, como obesidade, alimentação inadequada, inatividade física, tabagismo e uso abusivo de álcool.


Uma projeção para 2016 apresentada pelo Instituto Nacional do Câncer, o INCA, mostra que o Brasil deverá registrar algo em torno de 596 mil novos casos de câncer, sendo 295.200 em homens e 300.800 em mulheres. Embora o cenário seja pouco otimista, é importante ressaltar que aproximadamente 85% dos cânceres são considerados potencialmente evitáveis.

Oncologista e coordenador do HCor Onco, Dr. Auro Del Giglio explica que a alimentação tem um papel fundamental na prevenção do câncer. “Determinados fatores da dieta, como ingestão de alimentos processados e gordurosos, obesidade e sedentarismo são responsáveis por aproximadamente 30% dos cânceres em países desenvolvidos e 20% nos países em desenvolvimento”, conta.

Fatores protetores dos alimentos

O objetivo de prevenir o câncer atrai pesquisadores para estudar a sua quimioprevenção, que visa intervir precocemente em estágios pré-cancerosos, inibindo, retardando ou revertendo a doença. Diversos estudos evidenciam a diminuição de risco de diferentes tipos de cânceres com uma alimentação saudável. “Sabemos que uma dieta balanceada, desde os primeiros anos de vida, à base de frutas, legumes e grãos integrais, por exemplo, ajuda a prevenir mortes por doenças cardiovasculares e por câncer”, informa Dr. Del Giglio.

O American Institute for Cancer Research (AICR), um dos mais importantes institutos de pesquisa sobre o câncer dos Estados Unidos, recomenda que 2/3 do prato sejam preenchidos com alimentos considerados “anticâncer” ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, como grãos integrais, leguminosas, vegetais e muitas frutas, pois oferecem diversos benefícios à saúde das células e do organismo como um todo.

Os campeões “anticâncer”

De acordo com Dr. Del Giglio, o ponto-chave de uma dieta “anticâncer” é a sinergia de compostos que trabalham em conjunto no organismo para oferecer proteção para as células saudáveis contra o desenvolvimento do câncer. Há uma extensa lista de alimentos considerados “anticâncer”. Confira alguns e inclua em sua dieta diária.

·  Frutas e vegetais – maça, uva, brócolis, couve, e outros vegetais folhosos verde-escuros ajudam na proteção para os cânceres de pulmão, cólon, mama, próstata, boca e estômago;

·  Fibras – arroz integral, abóbora, chia, aveia crua são protetores para o câncer do intestino grosso;

·  Legumes e grãos – tomate, feijões, ervilhas, lentilhas ajudam na prevenção do câncer de estômago e pâncreas.

Fonte: HCor





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...