O suco 100% contém vitaminas, minerais e inclusive alguns fitoquímicos (compostos que trazem benefícios adicionais para a saúde como os polifenóis) em quantidades semelhantes às encontradas no suco caseiro. Sendo assim, o suco 100%, encontrado na caixinha em diversos sabores pode ter seu perfil nutricional comparável ao do suco feito em casa, apresentando uma composição equivalente.
A nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em São Paulo, explica que em 2013, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) analisou o perfil nutricional do suco de laranja in natura e de uma conhecida marca de suco 100% do mesmo sabor e concluiu que não há diferenças importantes entre sua composição. “O suco caseiro ou o industrializado do tipo 100% é uma maneira saborosa e nutritiva de contribuir com a hidratação e auxiliar no consumo de frutas. O suco 100% disponível em embalagens cartonadas é um ganho para a vida moderna, uma vez que alia um perfil nutricional interessante com a praticidade de consumo.”
A Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira e o programa “5 ao dia” sugerem a ingestão de suco como forma de aumentar o consumo diário de frutas. “É muito importante lembrar que isso vale somente para o suco natural ou o suco 100%, por conterem maior teor de fruta em sua composição”, reforça Cynthia. “Na dúvida de qual bebida escolher na gôndola, fique atento à lista de ingredientes. O suco 100% é aquele que possui a maior quantidade de fruta em sua composição e que não possui açúcar sendo que os açúcares presentes são aqueles encontrados na própria fruta”, revela a profissional.
Praticidade para o dia a dia
Com cada vez menos tempo para se alimentar, o suco 100% em embalagem cartonada pode ser uma opção para o consumo em todas as faixas etárias, pois mantém, além do frescor e sabor, os nutrientes presentes no suco feito em casa. Isso é possível pela tecnologia empregada no processamento, que permite que a qualidade do suco seja preservada dos fatores que podem prejudicá-la como microorganismos, a luz e o oxigênio.
O envase asséptico e o processamento térmico do suco garantem um produto seguro e saboroso que não necessita de conservantes e que pode ser mantido fechado em temperatura ambiente até que seja consumido. Além disso, a embalagem cartonada com seis camadas de material protege o suco da ação do oxigênio e da luz, que poderia reduzir o conteúdo original de vitaminas e causar alterações nas características do suco, como a cor e sabor. Da mesma forma que a casca protege o interior da fruta, a embalagem tem a mesma função com o suco!
Há ainda vantagem de embalagens de diferentes tamanhos e que pode ser preservado na temperatura ambiente, sem que as características do suco sejam prejudicadas, ele se torna uma opção saudável que pode ser consumida em qualquer lugar e diferentes momentos: no lanche na escola, a caminho do trabalho e nas refeições em casa. Outro benefício do suco 100% na caixinha é que por ser tão nutritivo quanto o suco natural, é uma alternativa interessante para as pessoas que têm dificuldade de introduzir as frutas na alimentação, além de ser um alimento seguro e prático.
Fonte: nutricionista Cynthia Antonaccio da Equilibrium Consultoria