Suco 100% traz benefícios pra dieta equilibrada

Suco 100% traz benefícios pra dieta equilibrada

O suco 100% contém vitaminas, minerais e inclusive alguns fitoquímicos (compostos que trazem benefícios adicionais para a saúde como os polifenóis) em quantidades semelhantes às encontradas no suco caseiro. Sendo assim, o suco 100%, encontrado na caixinha em diversos sabores pode ter seu perfil nutricional comparável ao do suco feito em casa, apresentando uma composição equivalente.


A nutricionista Cynthia Antonaccio, da Equilibrium Consultoria em São Paulo, explica que em 2013, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL) analisou o perfil nutricional do suco de laranja in natura e de uma conhecida marca de suco 100% do mesmo sabor e concluiu que não há diferenças importantes entre sua composição. “O suco caseiro ou o industrializado do tipo 100% é uma maneira saborosa e nutritiva de contribuir com a hidratação e auxiliar no consumo de frutas. O suco 100% disponível em embalagens cartonadas é um ganho para a vida moderna, uma vez que alia um perfil nutricional interessante com a praticidade de consumo.”

A Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira e o programa “5 ao dia” sugerem a ingestão de suco como forma de aumentar o consumo diário de frutas. “É muito importante lembrar que isso vale somente para o suco natural ou o suco 100%, por conterem maior teor de fruta em sua composição”, reforça Cynthia. “Na dúvida de qual bebida escolher na gôndola, fique atento à lista de ingredientes. O suco 100% é aquele que possui a maior quantidade de fruta em sua composição e que não possui açúcar sendo que os açúcares presentes são aqueles encontrados na própria fruta”, revela a profissional.

Praticidade para o dia a dia

Com cada vez menos tempo para se alimentar, o suco 100% em embalagem cartonada pode ser uma opção para o consumo em todas as faixas etárias, pois mantém, além do frescor e sabor, os nutrientes presentes no suco feito em casa. Isso é possível pela tecnologia empregada no processamento, que permite que a qualidade do suco seja preservada dos fatores que podem prejudicá-la como microorganismos, a luz e o oxigênio.

O envase asséptico e o processamento térmico do suco garantem um produto seguro e saboroso que não necessita de conservantes e que pode ser mantido fechado em temperatura ambiente até que seja consumido. Além disso, a embalagem cartonada com seis camadas de material protege o suco da ação do oxigênio e da luz, que poderia reduzir o conteúdo original de vitaminas e causar alterações nas características do suco, como a cor e sabor. Da mesma forma que a casca protege o interior da fruta, a embalagem tem a mesma função com o suco!

Há ainda vantagem de embalagens de diferentes tamanhos e que pode ser preservado na temperatura ambiente, sem que as características do suco sejam prejudicadas, ele se torna uma opção saudável que pode ser consumida em qualquer lugar e diferentes momentos: no lanche na escola, a caminho do trabalho e nas refeições em casa. Outro benefício do suco 100% na caixinha é que por ser tão nutritivo quanto o suco natural, é uma alternativa interessante para as pessoas que têm dificuldade de introduzir as frutas na alimentação, além de ser um alimento seguro e prático.

Fonte: nutricionista Cynthia Antonaccio da Equilibrium Consultoria 





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...