20 de janeiro de 2022
  • Gastronomia.com España
  • Gastronomia.com México
  • Gastronomia.com Perú
  • Gastronomia.com Colombia
  • Gastronomia.com Paraguay
  • Gastronomia.com Argentina
  • Gastronomia.com Ecuador
  • Gastronomia.com Portugal
  • Gastronomia.com USA
Síguenos en  

7 de março de 2016
Valoración  51 (1)
Projeto fortalece apicultura sergipana
FacebookTwitterLinkedin
O projeto "Florestas Apícolas" vai distribuir abelhas-rainhas geneticamente melhoradas a apicultores sergipanos. Essa iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), fruto de acordo de cooperação técnica firmado com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), em 2015. O objetivo é oferecer meios para o aumento da produção dos apicultores do Baixo São Francisco sergipano.

O melhoramento genético possibilita o desenvolvimento de abelhas-rainhas com maior aptidão à produção específica seja de mel, pólen ou própolis, oferecendo ao apicultor a possibilidade de aumentar em até 100% o seu volume de produção. Os trabalhos para a realização desse melhoramento genético foram iniciados em fevereiro deste ano. A meta é que essas abelhas-rainhas possam ser distribuídas aos apicultores sergipanos ainda em 2016.




O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e doutor em Biotecnologia, afirma que o principal objetivo do projeto é transformar a apicultura em uma atividade sustentável, com colmeias mais produtivas e adaptadas a cada região.

“A genética é fundamental para qualquer programa produtivo. O melhoramento genético é uma tecnologia social acessível e que provoca um aumento da produtividade apícola, mas também deve ser considerado que em Sergipe existe uma degradação florestal acentuada com baixa diversidade florística, resultando em um pasto apícola pobre e afetando índices produtivos”, explica o coordenador do projeto.

Fonte: Portal Brasil com informações da Codevasf
Foto: Instituto Biológico/ Fotos Públicas (03-03-2016)

Valora esta noticia 

 

Top videos

EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
10 de outubro de 2017
(43)
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastronomía y el Encuentro Iberoamericano de Chefs. Países como Perú, México, Argentina, Uruguay, Brasil, Guatemala o País Vasco mostraron su riqueza y diversidad gastronómica; y representantes de diferentes sectores relacionados con la cocina como los chefs Germán Martitegui, Andoni Luis Aduriz o José del Castillo, ofrecieron showcookings y presentaciones. Un túnel del vino, en el que se ofrecieron catas y degustaciones de los vinos y bebidas más representativas y sorprendentes, y diferentes espacios de degustación y mercado. 3 jornadas de celebración de la cultura gastronómica de Iberoamérica que reunieron a más de 22.000 visitantes.