Projeto fortalece apicultura sergipana

Projeto fortalece apicultura sergipana

O projeto "Florestas Apícolas" vai distribuir abelhas-rainhas geneticamente melhoradas a apicultores sergipanos. Essa iniciativa é da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), fruto de acordo de cooperação técnica firmado com o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), em 2015. O objetivo é oferecer meios para o aumento da produção dos apicultores do Baixo São Francisco sergipano.


O melhoramento genético possibilita o desenvolvimento de abelhas-rainhas com maior aptidão à produção específica seja de mel, pólen ou própolis, oferecendo ao apicultor a possibilidade de aumentar em até 100% o seu volume de produção. Os trabalhos para a realização desse melhoramento genético foram iniciados em fevereiro deste ano. A meta é que essas abelhas-rainhas possam ser distribuídas aos apicultores sergipanos ainda em 2016.

O engenheiro florestal Ronaldo Fernandes Pereira, analista em Desenvolvimento Regional da Codevasf e doutor em Biotecnologia, afirma que o principal objetivo do projeto é transformar a apicultura em uma atividade sustentável, com colmeias mais produtivas e adaptadas a cada região.

“A genética é fundamental para qualquer programa produtivo. O melhoramento genético é uma tecnologia social acessível e que provoca um aumento da produtividade apícola, mas também deve ser considerado que em Sergipe existe uma degradação florestal acentuada com baixa diversidade florística, resultando em um pasto apícola pobre e afetando índices produtivos”, explica o coordenador do projeto.

Fonte: Portal Brasil com informações da Codevasf

Foto: Instituto Biológico/ Fotos Públicas (03-03-2016)





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...