500 cervejas inscritas e 143 marcas concorrem para ser a melhor cerveja artesanal do Barcelona Beer Challenge, o concurso de cervejas artesanais na Espanha, com júri profissional.
O caráter internacional do concurso ratifica a validade de cervejas estrangeiras apresentadas, num total de 53. A Itália é o país com o maior número de cervejarias apresentadas com 26,42% do total, e, em seguida, a Bélgica, Holanda, Canadá, Escócia, França, Irlanda, Portugal, Reino Unido, Noruega, Áustria, Dinamarca, Hungria, Estados Unidos e Venezuela.
E eles têm coberto a representatividade dos 34 estilos macro que cobrem o BJCP: Beer Jutge Certification Program, o programa de classificação de cervejas, originalmente desenvolvido em 1985 nos Estados Unidos cataloga 34 estilos de cerveja e 120 subestilos.
A partir dos dados coletados durante o processo de registro também de salientar que as 143 cervejarias são microcervejarias com menos de 5 anos de idade. O que confirma a natureza emergente do setor na Espanha.