Os chefs Joan, Josep e Jordi Roca foram nomeados Embaixadores da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento para trabalhar em estreita colaboração com o Fundo de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, de acordo com a agência.
Os irmãos Roca defendem melhoria das práticas de produção, distribuição e consumo, com foco em métodos sustentáveis para reduzir o desperdício de alimentos através da preparação e armazenamento, o apoio à produção local de alimentos e minimizar os danos ambientais.
Como indicou a diretora do Fundo ODS, Paloma Durán, chefs espanhóis ajudam a entender que os alimentos podem ajudar a melhorar a inovação e o crescimento econômico, embora a sustentabilidade não é um campo que está imediatamente associado com grandes chefs e líderes culinárias.
"A defesa dos alimentos, a segurança alimentar e a luta contra a desnutrição também são de nossa responsabilidade", disse Joan Roca. "Como chefs, nós trabalhamos com uma nova geração de parceiros para nos ajudar a transmitir essas mensagens e divulgar conhecimentos susceptíveis de serem úteis para outras comunidades", acrescentou o cozinheiro.