A nutricionista funcional, Érika Almeida, enfatiza: “É importante lembrar que durante o dia utilizamos mais energia do que a noite. Por isso, priorize uma alimentação mais leve no jantar ou na ceia, massas e doces podem fazer parte do cardápio do almoço. E nada disso adianta se você exagerar nas bebidas. Além de favorecer a multiplicação fúngica, o álcool não fornece nutrientes, nem contribui para a saciedade. O consumo de álcool deve ser feito com moderação e por pessoas que não possuam restrições de saúde”.
A profissional elencou algumas sugestões para deixar sua alimentação mais saudável:
1. Para o preparo dos alimentos utilize temperos mais naturais como: sal do Himalaia e ervas (açafrão, louro, tomilho, gengibre, pimenta rosa, síria, do reino etc.). Temperos industrializados são ricos em sódio e pobres em nutrientes, fatores que resultam em inchaço e acúmulo de toxinas no organismo.
2. Para a entrada prepare um mix com oleaginosas sem sal (castanha do Brasil, amêndoas, castanha de caju, amendoim, avelas etc.) e frutas passas ou desidratadas (damasco, uva passa, tâmaras, goji berry etc.). Também podem ser ingeridos chips de algas marinhas e batata doce.
3. Prefira arroz integral e quinua em grãos que ficam divinos quando preparados com óleo de coco extra virgem. Você pode ainda utilizar amêndoas levemente trituradas e coco em lascas finas para salpicar sobre o arroz ou quinua.
4. Para as sobremesas abuse das frutas. Espeto de frutas, fondue ou salada de frutas com chocolate 50% cacau.
Fonte: Nutricionista pós-graduada Erika Almeida