A comunidade latino-americana ligada à gastronomia lamenta a morte na semana passada em Sevilha de Nicolás Muela, vice-presidente da Academia Latino-Americana de Gastronomia, após uma longa doença.
Nicolás Muela foi um dos iniciadores da criação, em 2009, da iniciativa regional para fortalecer os laços entre os países e cidades ao redor do alimento. Ele participou ativamente em levar o projeto para a Argentina ou Colômbia, países integrados, através de suas próprias academias neste projeto global.
Sua excepcional contribuição para a disseminação da cultura gastronômica da América Latina como fonte de saúde, tradição e desenvolvimento valeu-lhe o reconhecimento como a Personalidade do Ano do Grupo Excelências em 2013.
Engenheiro aeronáutico por formação e uma longa história no mundo dos negócios da Andaluzia como um profissional e como diretor da Confederação dos Empregadores de Andaluzia, o seu interesse na gastronomia também se reflete na criação da Academia Andaluza de Gastronomia e Turismo, onde era vice-presidente.