Que alimentos são importantes pra começar bem o ano?

Que alimentos são importantes pra começar bem o ano?

Todo começo de ano é comum que hábitos como praticar exercícios físicos regularmente, emagrecer e mudar a alimentação sejam incluídos na lista de promessas para o novo período que se inicia. A nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira explica que uma alimentação saudável, ricas em frutas, legumes, verduras e fibras promove a desintoxicação do corpo depois dos exageros alimentares das ceias de fim de ano, melhora o humor, o sono, a concentração e auxilia no emagrecimento.


“Uma boa alimentação melhora o organismo em todos os aspectos, pois diminui os níveis de açúcares no sangue, o colesterol, melhora o aspecto da pele, regulariza o intestino e é sinônimo de saúde e bom desenvolvimento físico e mental”, explica a especialista que lista 3 grupos alimentares essenciais para ajudar o organismo a começar o ano com mais disposição e saúde.

Verduras, legumes e frutas

“O Brasil é um país tropical rico na diversidade desses alimentos, repletos de minerais, fibras e diferentes tipos de vitaminas importantes para a manutenção do peso e da saúde do corpo”, enfatiza Dra. Regina. A Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda o consumo de 5 porções ou mais de legumes, verduras e frutas por dia, o que equivale a 400 gramas.

Alimentos integrais

Os alimentos integrais são os grãos e cereais – como arroz, trigo, aveia e centeio, e seus derivados, farelo, farinha e pão que não passaram por nenhum processo de refinação e, por isso, conservam todos os seus componentes, incluindo as cascas e películas protetoras. “Eles são excelentes para manter a sensação de saciedade por mais tempo, e por conterem muitas fibras, facilitam a digestão, diminuem o colesterol e o risco de diabetes”, explica.

Fibras

As fibras estão presentes em alimentos como feijão preto, ervilha, grão de bico, chia, aveia crua, batata doce; e em diversas frutas, como goiaba, maçã, pera e abacate. “As fibras são essenciais para um bom funcionamento do intestino e, além disso, auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e no controle do colesterol sanguíneo”, finaliza a nutricionista.  

Fonte: nutricionista clínica Regina Moraes Teixeira 





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...