Aliança Internacional contra o desperdício

Aliança Internacional contra o desperdício

América Latina e o Caribe irão criar uma aliança regional para cortar suas perdas e desperdício de alimentos pela metade até 2030.

Este foi o principal acordo alcançado durante o primeiro diálogo regional sobre esta questão, que foi realizada em novembro passado em Santo Domingo, República Dominicana, com a presença de autoridades, representantes de ministérios, peritos e partes interessadas nos sistemas alimentares dos dez países.


"Com a comida sendo desperdiçada apenas no nível de varejo poderia satisfazer as necessidades alimentares de todas as pessoas que sofrem atualmente de fome em nossa região", disse Raul Benitez, Representante Regional da FAO.

Durante o diálogo regional uma série de ações imediatas foram acordadas: a necessidade de envolver os atores públicos da sociedade, privados e da sociedade civil na formação de comitês nacionais e locais e o desenvolvimento de programas estratégicos de redução de perdas a 50% per capita até 2030, dependendo das características de cada país.

Atualmente, Costa Rica e República Dominicana têm essas comissões e processos similares foram iniciadas na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, São Vicente e Granadinas e Uruguai.

Na América Latina e Caribe as perdas e o desperdício de alimentos per capita chegaram a 223 kg por ano.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...