Quais alimentos dão sorte consumir na virada do ano e quais benefícios para a saúde?

Quais alimentos dão sorte consumir na virada do ano e quais benefícios para a saúde?

Veja só a lista!


Arroz

O arroz representa fertilidade, riqueza e abundância

Benefícios: se for o integral é mais saudável e trás mais benefícios para a saúde

O arroz integral possui muito mais nutrientes, minerais e um pouco menos de carboidratos que o arroz branco ou polido que perde nutrientes no seu processamento. Rico em vitamina do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e manganês assim como fitoquímicos com ação antioxidante.

Aves

Passe longe de frango, peru, faisão ou qualquer tipo de ave, as aves ciscam para trás o que indica  atraso de vida, regredir ao invés de progredir. Carnes brancas são menos gordurosas do que as vermelhas, depois da ceia de natal, consuma tranquilamente para garantir um ano mais saudável, fontes de proteína, possuem muitas vitaminas e minerais. Vale lembrar que as carnes brancas englobam os peixes, ricos em ômega 3.

Champanhe

Feito com uvas, para os portugueses, a uva garante fortuna, atrai dinheiro. Guarde as sementes das uvas na virada do ano na carteira

Pede-se para consumir 01 uva para cada mês do ano e fazer um pedido.

Benefícios: Ajuda a melhorar a memória espacial e ajuda a gravar novas memórias. Além de neutralizar a perda de memória associada ao envelhecimento, retarda o aparecimento de doenças degenerativas do cérebro, como a demência. São ricos em polifenóis, que são encontrados nas uvas vermelhas de alguns espumantes. Champagne possui níveis relativamente elevados de compostos fenólicos, em comparação com os vinhos brancos, pois derivam predominantemente a partir de duas uvas tintas, Pinot Noir e Pinot Meunier, juntamente com a uva branca Chardonnay.

Vinho

O vinho é feito de uvas, que por si só já carregam uma significação positiva e otimista. Na passagem do ano, faça um brinde ao ano que nasce e beba o vinho em copos de cristal.

Benefícios: previne doenças coronárias. O vinho é capaz de reduzir os níveis de LDL e aumentar os de HDL (colesterol bom). Com relação à coagulação, o vinho torna as plaquetas presentes no sangue menos aderentes e reduz os níveis de fibrina, evitando que o sangue coagule em locais errados. O que previne infartos. Previne doenças do cérebro, incluindo o Mal de Alzheimer, os polifenóis presentes no vinho (principalmente nos tintos) seriam os responsáveis por evitar o envelhecimento das células cerebrais. É intrigante notar que, proporcionalmente falando, a ação antioxidante dos polifenóis dos vinhos brancos é superior à dos tintos. Entretanto, a quantidade de polifenóis dos tintos é muito superior à dos brancos, tornando estes vinhos mais interessantes para as células cerebrais. Além disso, pode prevenir câncer, doenças de visão, osteoporose, anemia, diabetes e doenças urinárias.

Lentilhas

A lentilha é sinal de boa sorte, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, basta uma colher de sopa na ceia para garantir o ano todo de fartura.

Benefícios: é do grupo de leguminosas, tem alto valor nutricional, pois contém quantidades apreciáveis de proteínas, hidratos de carbono, dos quais se destaca o teor em fibra alimentar, e são praticamente isentas de gordura. Rica em vitaminas do complexo B como ácido fólico, minerais como magnésio, fósforo e potássio, e oligoelementos como molibdénio, manganésio, ferro, cobre.

Porco e leitão

O porco está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade. Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.

Benefícios: lombo, paleta e pernil são mais saudáveis do que a carne de frango. A carne de porco é ainda fonte de proteínas necessárias na reconstituição das fibras musculares e na formação de novas células. É também rica em vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B1 (tiamina), que está relacionada à assimilação dos carboidratos e contribui para o sistema nervoso e neuromuscular, pois participa da transmissão dos impulsos nervosos e atua como bloqueador dos canais de potássio em células nervosas (existe uma bomba de sódio e potássio em nossas células que é responsável pela entrada e saída de substâncias e, consequentemente, pela contração muscular). Tem ainda selênio (antioxidante), zinco (defesa do organismo) e mais ferro (formação dos glóbulos vermelhos) do que a carne de frango.

Romã

A romã é símbolo de fartura e fertilidade.

Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância. a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.

Benefícios: Atua na diminuição do colesterol ruim (LDL) e do colesterol total;

- Ajuda na prevenção de patologias como diabetes, obesidade, hipertensão, entre outras, por ser ótima antioxidante, com mais de 80 fitoquímicos;

- Previne o envelhecimento celular, mantendo a pele firme e saudável por conta de sua ação antioxidante;

- Fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de gripes, viroses, entre outras doenças;

- Diminui a inflamação celular, relacionada a patologias como a fibromialgia;

- É rica nos ácidos gálico, elágico e protocatequínico, com ação anticancerígena, por barrar as moléculas que danificam a estrutura celular e provocam o câncer.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...