Exagerei na ceia, e agora?

Exagerei na ceia, e agora?

Para muitos o fim do ano é a época de se reunir os amigos e a família. Com isso, a comilança de Natal e Réveillon, com receitas nem sempre das mais leves, se estende por todo o mês, o que pode sobrecarregar o sistema digestivo. O gastroenterologista e coordenador do Centro de Gastroenterologia do Hospital 9 de Julho, Dr. Guilherme Andrade, alerta para os riscos desse exagero e dá dicas de como diminuir a sensação de indigestão.


O especialista afirma que o exagero pode causar, por exemplo, a intoxicação alimentar. “Ao contrário do que as pessoas pensam, a doença não é causada somente por comida estragada”, explica e complementa: “o excesso no consumo de gordura e açúcar também pode desencadear o mal-estar e a diarreia, sintomas típicos da intoxicação alimentar”, diz. Ainda segundo ele, é mais comum que o quadro ocorra em pessoas que não têm o habito de ingerir alimentos mais calóricos e gordurosos e possuem certa intolerância.

O especialista faz algumas recomendações:

  • Optar por alimentos mais leves, que não sejam industrializados. O peru, típico nessa época, por exemplo, pode ser comprado e preparado em casa com temperos leves e sem conservante.
  • É bom evitar também doces industrializados, refrigerantes, frituras, excesso de cafeína, molhos condimentados (pimenta, mostarda, molho inglês), maionese, molhos prontos, queijos gordurosos (amarelos) e chocolate em excesso.
  • Se possível é importante diluir as refeições em vários momentos do dia. “O ideal é comer porções reduzidas de três em três horas”, observa.
  • Outro exagero típico do período é o consumo de álcool. A melhor opção é beber com moderação, sempre ingerir água junto com a bebida alcoólica e dar intervalos. “O fígado precisa de um tempo para processar esse álcool, então é muito importante que esse espaçamento aconteça”, alerta o médico.
Mas, se mesmo com todas as dicas, você exagerou, ainda dá tempo de aliviar o mal-estar do dia seguinte. O médico orienta: “Em caso desse mal-estar, mantenha uma dieta leve com comidas quentes como sopas, caldos e legumes cozidos. É muito importante também manter a hidratação. Água, isotônicos, água de coco e sucos de frutas que não sejam ácidas, como uva, melão, goiaba e caju, são ótimas opções”, finaliza.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...