Grãos inteiros podem substituir a proteína da carne vermelha

Grãos inteiros podem substituir a proteína da carne vermelha

Os grãos inteiros, tanto os cereais comuns como os grãos antigos, são uma excelente fonte de proteína de origem vegetal. Em quantidades e combinações apropriadas podem inclusive substituir a carne vermelha, uma vez que são ricos em fibra e com pouca gordura. Além disso, estão livres de colesterol e aportam vitaminas, minerais e fitonutrientes que não encontramos na carne.

Mas o que são as proteínas?


As proteínas são formadas por aminoácidos, que atuam como um componente de nossas células, uma espécie de estrutura com a qual se constrói o corpo humano. Formam o músculo e os ossos, transportam nutrientes e agem como enzimas e hormônios.

Devemos levar em conta que a quantidade de proteínas que necessita cada pessoa depende da idade, sexo, condições gerais de saúde, o desgaste físico e mental do individuo. E para uma boa alimentação é importante manter o equilíbrio entre os tipos de aminoácidos que consumimos durante o dia.

Os aminoácidos também são uma fonte de energia, já que quando digeridos são transformados em glicose (a gasolina que requer nossas células para desempenhar suas tarefas específicas).

Quando um alimento é formado pelos oito aminoácidos essenciais, ou seja, os que não podemos fabricar, denominamos “uma proteína completa” o de alto valor biológico. Os alimentos de origem animal como a carne de vaca, frango, o ovo e o leite são proteínas completas. Já nos alimentos de origem vegetal (as plantas) geralmente se encontram apenas alguns dos aminoácidos essenciais; com algumas exceções como a quinoa e o amaranto. Portanto é necessário combiná-los para obter uma proteína completa.

As proteínas vegetais podem provir de estas fontes:

- grãos inteiros como o trigo, o arroz e o milho.

- Folhas verdes como a couve.

- Legumes como o feijão, o grão de bico e a soja.

- Sementes de chia, linhaça e cânhamo.

- nozes e amêndoas.

Quantas proteínas necessita cada pessoa?

Depende da idade, sexo, condições generais de saúde, o desgaste físico e mental do individuo. Esta é a quantidade diária recomendada de proteína pelo Instituto de Medicina (IOM, por suas siglas em inglês):

 

HomensIDADEGRAMOSMulheresIDADEGRAMOS
1 a 3 anos13 grs.1 a 3 anos13 grs.
4 a 8 anos19 grs.4 a 8 anos19 grs.
9 a 13 anos34 grs.9 a 13 anos34 grs.
14 a 18 anos52 grs.14 a 18 anos46 grs.
19 a 70 anos56 grs.19 a 70 anos46 grs.
Gravidez e amamentação71 grs.
 

Por tanto, como podemos substituir a carne vermelha com os grãos inteiros?

Uma regra simples de recordar é que ao unir um grão inteiro com uma leguminosa obtemos uma proteína completa, a mesma que conseguiria consumindo carne vermelha. Tão fácil como elaborar um prato de arroz e feijão negro ou preparar um sanduiche de pão de trigo integral com creme de amendoim (que é uma leguminosa não uma noz).

Fonte: Rocío Río de la Loza, Health Coach





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...