O ritual de preparar, servir e beber café em países árabes, o kimchi coreano e a festa dos frutos da marula que organizam algumas comunidades na Namíbia é Patrimônio Imaterial da Humanidade.
A UNESCO ampliou seu portfólio de prêmios com essas tradições e rituais que representam o patrimônio diversificado de suas regiões e necessitam de salvaguarda.
Café arábe
Para algumas sociedades árabes, servir café é um sinal de hospitalidade e generosidade. É preparado e servido com vários significados: servem os hóspedes mais importante ou o mais antigo em primeiro lugar, nunca encher os copos e os convidados devem beber pelo menos um, mas nunca mais de três.
Kimchi Coreano
A receita para este prato de couve chinesa temperada com especiarias, frutas, carne, peixe e marisco, que também são fermentados é passada de mães para filhas, mães-de-lei, entre donas de casa, entre vizinhos, gerando uma troca de receitas e produto chamado kimjang e, tal como reconhecido pela UNESCO "incentiva a cooperação entre as aldeias, comunidades e famílias, contribuindo para a coesão social."
Festival da Marula
Entre o final de março e início de abril, algumas comunidades na Namíbia celebram este festival que incide sobre o consumo de uma bebida chamada omagongo que vem do fruto desta árvore. Todos os membros da comunidade participam na preparação, recolhendo os frutos, preparando as panelas onde fermenta ou recipientes e utensílios com que, em seguida, é servido.
Fotografia: unesco.org