Em junho do ano que vem será realizada em Madrid a sexta edição do Salão de Produtos e Serviços para Alergias e Intolerâncias Alimentares, Salaia, que visa facilitar o acesso aos produtos e serviços para pessoas com alergias e intolerâncias alimentares, incluindo a lactose ou glúten.
Graças ao trabalho desde a sua primeira edição em 2011, Salaia tornou-se referência em todo o país para divulgar as propostas e notícias para as pessoas que sofrem de alergias e intolerâncias alimentares. Os organizadores, que já começaram os trabalhos preparatórios para a próxima edição, em destaque o anúncio de que uma boa parte dos médicos de família e especialistas em patologia digestiva solicitam mais informações sobre a intolerância à lactose.
A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estima que 34% da população espanhola tem intolerância à lactose, mas os números de prevalência real pode ser maior, porque muitas pessoas não são diagnosticados. Este tipo de intolerância ocorre quando uma pessoa não tem lactase, a enzima que permite a absorção adequada de lactose, que é, por sua vez, um açúcar presente em todos os leites de mamíferos.