Opções saudáveis para as ceias de final de ano

Opções saudáveis para as ceias de final de ano

A saúde está diretamente relacionada à alimentação. Cada dia mais os brasileiros se preocupam com as refeições, justamente por buscarem uma qualidade de vida maior. No entanto, não adianta cuidar do cardápio de segunda a sexta, deixando de lado os finais de semana e datas comemorativas!


E como o final do ano está chegando, a atenção deve ser redobrada. Nessa época as mesas estão sempre fartas e a comilança é garantida. Carolina Mariano, nutricionista do Grupo Risotolândia, afirma que cuidar da alimentação não significa fazer dieta, nem ter restrições rigorosas.

“Muita gente acha que para cuidar da alimentação é preciso cortar tudo do cardápio e comer alimentos sem tempero. A verdade é que um cardápio saudável pode ser tão saboroso quanto ou até mais que os tradicionais. Nos restaurantes clientes da nossa empresa sempre fazemos atividades que mostram a importância de alimentos saudáveis no dia-a-dia, e temos conseguido um bom resultado entre nossos consumidores avaliados individualmente”, explica.

Para as ceias de final de ano, que geralmente têm pratos mais pesados, a nutricionista garante que existem opções de pratos mais saudáveis e tão saborosos quanto os tradicionais. “Para isso, basta optar por ingredientes alternativos, com mais nutrientes, menos açúcares e gordura, mais fibras, vitaminas e minerais”, explica a profissional.

Veja algumas dicas:

Saladas: dê preferência às preparações a base de folhas e frutas, evitando os molhos. “Geralmente eles são feitos com ingredientes ricos em gordura, como a maionese e o creme de leite. Se fizer questão do molho, use o iogurte natural desnatado”, diz a nutricionista. Quanto mais colorida for a salada, maior a variedade de vitaminas e minerais. Outra dica é incluir frutas como o abacaxi e a manga, por exemplo. “Além de poucas calorias, elas têm muitas fibras, que proporcionam sensação de saciedade e ajudam na digestão”, explica Carolina.

Farofa: substitua as tradicionais, que são preparadas com farinha de milho ou de mandioca, bacon e embutidos, por opções que tenham como ingrediente principal grãos (soja, grão de bico, quinoa e amaranto). Use temperos naturais como o alho, a cebola e a pimenta. “Com as substituições você reduz a quantidade de gordura, carboidratos simples e sódio, ingerindo mais proteínas, vitaminas, minerais e fibras”, diz.

Arroz à grega: prefira sempre os vegetais frescos, tente montar um prato colorido e, para dar cremosidade, use iogurte natural desnatado ou creme de leite desnatado, reduzindo a quantidade de gordura e calorias.

Carnes: as opções são, em sua grande parte, assadas, o que já nos dá uma grande vantagem, pois durante o processo a gordura do alimento derrete e vai para o fundo da forma. “Descarte essa gordura que sobra, dando vez para carnes mais magras como aves e peixes. Para o recheio, use a mesma opção de farofa com grãos que estará compondo a mesa”, diz a nutricionista da Risotolândia.

Água aromatizada: é uma opção fácil, saborosa e saudável para substituir o refrigerante e até mesmo o espumante. Utilizando frutas e água (sem gás, com gás ou água de coco) você consegue produzir um drink refrescante e saudável, eliminando as calorias, conservantes e sódio que encontramos nas bebidas industrializadas.

Sobremesas: porque não fazer uma bela mesa de frutas para a sobremesa? Nosso país nos proporciona uma imensa variedade de frutas e podemos optar pelas da época - que tem um valor acessível - para compor uma bela mesa decorada. “As frutas são fonte de fibras, vitaminas e minerais, possuem uma quantidade muito menor de calorias, açúcares e gorduras que encontramos nas sobremesas tradicionais”, explica Carolina.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...