As atitudes do dia a dia têm influência sobre os casos de acne. Mudando alguns hábitos alimentares o problema pode ser minimizado e até mesmo banido da pele. Carboidratos, Laticínios e Chocolates são dos principais alguns vilões.
Carboidratos:
É comprovada a relação entre a alimentação e aparecimento de acne. A ingestão abusiva de carboidratos (massas, pães, açúcar), eleva o índice glicêmico e a carga glicêmica. O que resulta no aumento da atividade da insulina para tentar colocar a glicose para dentro da célula e o aumento da insulina irá aumentar a atividade da glândula sebácea o que resulta em aumento de oleosidade e acne.
Laticínios:
O leite pode também aumentar a atividade da glândula sebácea, mas o leite desnatado causa aparecimento de mais acne se comparado ao integral. Isso se deve a adição de lacto albumina para espessar um pouco o leite e também dar gosto.
Além disso, o iodo que é utilizado para higienizar materiais da ordenha também colabora para o problema. Ambos (iodo e lactoalbumina) agem estimulando a glândula sebácea.
Já o consumo de Ômega 3 (peixes de águas frias) tem ação anti-inflamatória e portanto diminui a quantidade de lesão da acne. A substância tem efeito antisséptico na pele porque reduz a atividade das bactérias causadoras da acne na pele.
Chocolate:
O chocolate é um vilão se consumido em excesso devido ao seu alto teor lácteo e a alta quantidade de açúcar.
Além da alimentação, quem tem acne deve estar atento aos cuidados cosméticos. Um alerta está no uso de produtos ou sabonetes que retiram demais a oleosidade, deixam a pele ressecada e suscetível a cravos e espinhas. Também é importante evitar o uso de pomadas, elas pioram o estado da acne porque aumentam o entupimento dos poros.
Fonte: Marcelo Bellini, CRM 76.313 - SP