O coração é o epicentro da sensibilidade, a origem da força vital e o principal motor do nosso corpo. Sua ação proporciona a força necessária para que o sangue, que equivale aproximadamente 7% do nosso peso corporal, circule no nosso organismo.
Desta maneira, os nutrientes chegam a todas as células para que possam realizar suas funções. Uma vez extraídos os nutrientes, as veias transportam de volta o sangue ao coração. As cardiopatias mais comuns estão associadas a obstrução das artérias ou veias, a alteração do ritmo cardíaco e a pressão com que viaja o sangue, ou uma lesão que afeta diretamente o músculo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e em nosso país. Entretanto, a maioria dos problemas se pode prevenir realizando simples mudanças na dieta e levando um estilo de vida saudável.
- Uma dieta alta em fibra, proveniente de verduras, frutas e grãos inteiros.
- Realizando atividades físicas regularmente.
- Evitando fumar e beber álcool.
- Mantendo um peso adequado.
- Utilizando técnicas para reduzir o estresse
- Evitando gorduras saturadas e gorduras trans.
- Controlando o consumo de sal.
Uma dieta saudável reduz em 80% o risco de um infarto. Isso consiste principalmente no consumo de muitas frutas e verduras, grãos inteiros, peixe, carnes magras (poucas) e gorduras provenientes das sementes, nozes, azeite de oliva e abacate.
Os grãos inteiros, como o arroz integral, o trigo e o milho, são a arma secreta para preservar a saúde cardiovascular já que:
- Diminuem o triglicérides e o colesterol.
- Reduzem a pressão arterial.
- Regulam os níveis de açúcar no sangue.
- Ajudam a manter o peso ideal.
- Combatem o estresse.
- Previnem a diabetes.
- Evitam a adiposidade abdominal.
A Associação Americana do Coração recomenda consumir seis porções de grãos inteiros ao dia. Esso inclui os grãos completos em seu prato e produtos a base de grãos inteiros como:
- Farinha de trigo integral.
- Pão integral o multigrão.
- Cereal de grãos inteiros (5 gramas de fibra por porção) no café da manhã.
- Pasta integral ou de grãos inteiros.
- Torradas de milho.
- Barra de aveia inteira.
Fonte: Rocío Río de la Loza