Consumir grãos inteiros ajuda a cuidar do coração

Consumir grãos inteiros ajuda a cuidar do coração

O coração é o epicentro da sensibilidade, a origem da força vital e o principal motor do nosso corpo. Sua ação proporciona a força necessária para que o sangue, que equivale aproximadamente 7% do nosso peso corporal, circule no nosso organismo.

Desta maneira, os nutrientes chegam a todas as células para que possam realizar suas funções. Uma vez extraídos os nutrientes, as veias transportam de volta o sangue ao coração. As cardiopatias mais comuns estão associadas a obstrução das artérias ou veias, a alteração do ritmo cardíaco e a pressão com que viaja o sangue, ou uma lesão que afeta diretamente o músculo.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo e em nosso país. Entretanto, a maioria dos problemas se pode prevenir realizando simples mudanças na dieta e levando um estilo de vida saudável.

   

- Uma dieta alta em fibra, proveniente de verduras, frutas e grãos inteiros.

- Realizando atividades físicas regularmente.

- Evitando fumar e beber álcool.

- Mantendo um peso adequado.

- Utilizando técnicas para reduzir o estresse

- Evitando gorduras saturadas e gorduras trans.

- Controlando o consumo de sal.

Uma dieta saudável reduz em 80% o risco de um infarto. Isso consiste principalmente no consumo de muitas frutas e verduras, grãos inteiros, peixe, carnes magras (poucas) e gorduras provenientes das sementes, nozes, azeite de oliva e abacate.

Os grãos inteiros, como o arroz integral, o trigo e o milho, são a arma secreta para preservar a saúde cardiovascular já que:

- Diminuem o triglicérides e o colesterol.

- Reduzem a pressão arterial.

- Regulam os níveis de açúcar no sangue.

- Ajudam a manter o peso ideal.

- Combatem o estresse.

- Previnem a diabetes.

- Evitam a adiposidade abdominal.

Associação Americana do Coração recomenda consumir seis porções de grãos inteiros ao dia. Esso inclui os grãos completos em seu prato e produtos a base de grãos inteiros como:

- Farinha de trigo integral.

- Pão integral o multigrão.

- Cereal de grãos inteiros (5 gramas de fibra por porção) no café da manhã.

- Pasta integral ou de grãos inteiros.

- Torradas de milho.

- Barra de aveia inteira.

Fonte: Rocío Río de la Loza





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...