Foi apresentado em uma cerimônia em Madrid a cidade de Mérida como Capital Iberomericana da Cultura Gastrônomica.
Há embaixadores e representantes do corpo diplomático dos países latino-americanos, assim como o prefeito de Mérida, Antonio Rodriguez Osuna; o presidente de Extremadura, Guillermo Fernández Vara; e o secretário de Estado para a Cooperação Internacional e América Latina, Jesus Manuel Gracia Aldaz .
O evento começou com a exibição do vídeo promocional "Extremadura simplesmente", que foi seguido pelas palavras do prefeito para os convidados, no qual ele destacou as vitudes Mérida como um destino turístico e cultural.
O evento também teve a presença o Secretária-Geral da SEGIB (Secretaria Geral Ibero-americana), Rebeca Grynspan; o Presidente da Extremadura, Guillermo Fernández Vara, e o presidente da Academia Latino-Americana de Gastronomia, Rafael Ansón Oliart, para mostrar a relevância da culinária latino-americana no âmbito global, e os méritos de Mérida tão orgulhosa Capital de 2016.
O presidente da Academia Latino-Americana adiantou a celebração da Feira Ibero-Americana de Gastronomia (FIBEGA) em Mérida, em 2016, o que poderia se tornar o evento internacional gastronômico do ano por envolver todos os países latino-americanos.
Após o evento os convidados participaram de um coquetel que foi servido em algumas das especialidades gastronómicas de Mérida e Extremadura e os produtos visados pelas denominações de origem e IGPs da área, incluindo presunto Extremadura, queijos de Serena, Torta del Casar ou Cordeiro de Extremadura.