Telefonica e Microsoft lançaram o espaço tecnológico elBulliLab, laboratório de investigação e criatividade do elBulliFoundation em Barcelona, o que permitirá a experimentação de novas formas de inovação associada à criação e ajudar o elBulliLab, equipe multidisciplinar para explorar novas formas de trabalho em um mundo cada vez mais interligado.
A iniciativa faz parte da colaboração da Telefónica dos projetos elBulliFoundation, que se junta a Microsoft, graças à sua relação de parceria com a Telefonica, dando o espaço de soluções desenvolvidas para ajudar a criar um único, cativante, eficiente e inovador, incentivar o processo de criatividade colaborativa de toda a equipe liderada por Ferran Adrià. A contribuição da Microsoft neste projeto tecnológico único no mundo é baseada no uso de equipamentos de última geração e vários aplicativos e serviços em nuvem, tudo com o objectivo de simplificar o processo de coleta e armazenamento de informações geradas em elBulliLab.
O espaço visual mais importante tem sido chamado Fórum Criativo, um ambiente de colaboração tecnológica multifuncional que tenha no seu cerne uma mesa de trabalho que incorpore uma grande tela multi-touch no Windows 10, em que vários participantes podem contribuir simultaneamente suas contribuições individuais, com vários aplicativos que permitem que você salvar e compartilhar informações com qualquer dispositivo conectado à nuvem através do onedrive. Este ambiente colaborativo é complementado com uma grande tela de projeção, onde os usuários podem gerenciar conteúdo digital directamente com gestos e movimentos, graças à tecnologia Kinect Microsoft.
Os resultados gerados neste espaço são armazenados na nuvem através da plataforma Microsoft Azure, a ser assim sempre acessível a partir da superfície Pro XL 640 e Lumia dispositivos utilizados por membros da equipe elBulliLab, independentemente de onde eles estão.
Da mesma forma, para documentar o processo criativo que ocorre todos os dias em elBulliLab, a técnica fotográfica usada é a do time-lapse: Através de quatro câmeras estrategicamente colocadas, terá automaticamente imagens a cada 60 segundos para produzir um vídeo a cada dia com colagem de movimento que resume toda a informação produzida. Todo esse material visual é armazenado na nuvem e também está disponível on-line através da web.
Esta iniciativa tecnológica se juntou no mesmo espaço no local de trabalho Telefonica Digital Food Lab, com que o chef vem trabalhando há mais de quatro anos para enfrentar os desafios complexos que surgem no âmbito de tais projetos, e do "Talentum Startups" programa da Telefonica.