A nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, dá dicas de como não extrapolar na comilança das festas de final de ano.
· Evite ficar mais que três horas sem se alimentar. Faça pequenos lanches durante o dia na véspera, pois assim fica mais fácil evitar comer muito durante a ceia.
· Não se prive de comer seus pratos favoritos de final de ano. Para não engordar, tente comer pequenas porções acompanhadas de vegetais e frutas.
· Procure não abusar das bebidas alcoólicas. Pode não parecer, mas elas são bastante calóricas, veja alguns exemplos:
- Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;
- Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
- Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal
- Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal
- Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal
- Licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal
- Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal
- Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal
- Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal
- Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal
- Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal
· Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.
· Ao servir seu prato, comece pegando os alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior.
· Mas se mesmo assim você acabou abusando e comendo muito, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte. Uma dica é passar o dia bebendo bastante água e ingerindo frutas, saladas e queijos magros.
· Ainda que você vá dormir tarde, tente manter um café da manhã saudável no final de semana; isso faz manter o metabolismo acelerado e dá sensação de bem-estar durante o dia. Um bom café da manhã é meio passo para o sucesso de qualquer dieta.
· Não passe noites sem dormir ou dormindo pouco. Quando isso acontece, o hormônio leptina, que regula o apetite informa o cérebro que você precisa de mais energia e assim você acaba comendo mais, armazenando gordura.