Os hábitos alimentares são formados nos primeiros anos da infância e ficam arraigadas por toda uma vida. Portanto, no atual modelo de vida moderna, onde pais e mães trabalham em período integral e, ao chegar em casa, acabam optando por refeições rápidas e práticas com seus filhos, a qualidade da alimentação passou a ser discussão em segundo plano.
E a facilidade dos alimentos industrializados, o suco em caixinha, os refrigerantes, as comidas congeladas, biscoitos, bolachas recheadas, os fast food e demais guloseimas substituíram os pratos coloridos e saudáveis repletos de frutas, verduras e legumes. Aliado a isso, o sedentarismo, pouco atividade física e muitos jogos eletrônicos resultam em um quadro epidêmico de obesidade infantil, que hoje já atinge 33,5% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos.
Mas será possível combater a obesidade nessa faixa etária sem que os pais tomem as rédeas da situação? E, como inserir hábitos saudáveis em crianças que nunca foram apresentadas com frequência a alimentos in natura.
Aí vão 10 dias pra melhoras os hábitos das crianças:
O horário da alimentação deve ser livre de ruídos e distração, sem TVs e outros eletrônicos;
Evitar frases do tipo: “isso engorda ou você não pode”. O proibido só aumenta a vontade e desejo das crianças;
De forma lúdica e inteligente é possível estimular as escolhas das crianças por alimentos mais saudáveis;
Envolver as crianças na escolha e no preparo das refeições;
Manter horários regulares para as refeições, com intervalos de 3 a 4 horas entre elas;
Evitar ter em casa produtos industrializados hipercalóricos como embutidos, enlatados, biscoitos, doces, refrigerantes, etc;
Estimule a ingestão regular de água, frutas, verduras e legumes, de preferência orgânicos;
Respeite a tendência da criança à neofobia (medo do novo) e ofereça um alimento repetidamente – entre 10 e 15 vezes –, antes de desistir;
Nunca use a comida como uma recompensa por bom comportamento;
Use porções razoavelmente pequenas, do tamanho do punho da criança, afinal ela tem estômago pequeno;
Fonte: P4B