Às vezes não temos conhecimento da importância da descoberta da América para a gastronomia mundial. Os padrões de consumo mudaram drasticamente após a introdução de novos alimentos nas culturas de ambos lados do Atlântico, são os alimentos de ida e volta.
Como afirmado no site da Academia Latino-Americana de Gastronomia, pode-se dizer que os colonizadores que vieram para a América desprezaram a cozinha local chamando-a descuidada. Mas isto está longe da realidade, já que o Novo Mundo tinha cultura e comida variada, especialmente na Mesoamérica (astecas, toltecas, tlaxcaltecas e antilhanos), e também em algumas áreas da Cordilheira dos Andes, como Cuzco, e mesmo em regiões que hoje fazem parte do Brasil e Paraguai; uma cozinha baseada principalmente na excelência de um ingrediente maravilhoso, como a pimenta, ou chili, em suas muitas variedades, a qualidade do peixe e as técnicas de guisados e assados.
Esta cultura gastronômica foi enriquecida com a chegada de novos produtos na Europa, como cereais, animais, açúcar, óleo, cebola, frutas cítricas, alho, ou a videira; mas também, e isso talvez tenha sido menos divulgado, com importações de arte culinária, o patrimônio gastronômico criado por agregações sucessivas das cozinhas greco-romanas, alemã, hebraica e árabe, culminando em obras monumentais da literatura gastronômica como Arte cisoria de Enrique de Aragão, Marquês de Villena, por exemplo.
Destacam dados como ordenha e uso de leite animal que era praticamente desconhecido antes da chegada dos espanhóis.
A cozinha contemporânea dos países do Caribe é formada com ingredientes que só após a descoberta da América poderiam ser adotados, tais como frango, arroz, banana e carne de porco. Assim também acontece com os famosos bifes argentinos de carne ou de vinhos, ou até mesmo o café colombiano e brasileiro.
Repassamos a lista de alguns produtos trocados após a chegada dos espanhóis na América:
Alimentos de ida
- Cana de açúcar
- Cítricos
- Azeite de oliva
- Arroz
- Café
- Carne
- Legumes
- Frango
Alimentos de volta
- Abacate
- Amendoim
- Batata
- Cacau
- Frutas Tropicais
- Milho
- Pavão