Para aqueles dias que nos sentimos um pouco cansados existe uma grande variedade de alimentos que podem ajudar a levantar o ânimo. Investigadores da Universidade de Warwick e de Dartmouth College estudaram o papel da comida como catalisador do bem-estar do ser humano além do aspecto físico.
O estudo revelou que um mínimo de 5 a 8 porções ao dia de determinados alimentos melhoravam visivelmente o bem-estar psicológico de cada pessoa, já que ajudavam a elevar os níveis de endorfina e serotonina.
Listamos os alimentos que podem ser consumidos de maneira diária para manter seu bom humor:
- Banana: além de ser fácil de comer e transportar contém muita fibra, magnésio e um aminoácido chamado triptofano, precursor do neurotransmissor serotonina, da melatonina e da vitamina B3.
- Cereais integrais (pão, arroz, massa): estes alimentos estimulam a secreção da insulina, um hormônio que aumenta a disposição do triptófano para formar a serotonina.
- Sementes e outros frutos secos: contêm altos níveis de triptófano, ajudando o corpo a produzir suas próprias proteínas.
- Salmão: este pescado contém altos níveis de ácidos graxos, ômega 3, essenciais para a sínteses de serotonina.
- Abacaxi: rico em minerais, vitaminas e compostos ativos que estimulam a produção de serotonina, gerando vitalidade.
- Chocolate amargo: ao contrário do que se pensa, o chocolate amargo contém altos níveis de triptofano.
- Pão integral: ao consumir antes de comer carnes, pescado ou queijo o pão consegue auxiliar seu corpo a aumentar a concentração de serotonina, facilitando a chegada do hormônio triptófano ao cérebro.
- Pimenta: contém uma substância chamada capsaicina responsável por estimular as terminações nervosas da sua boca ao mesmo tempo em que ajuda o seu cérebro a produzir endorfina. É bom, mas não em excesso.
- Endorfinas: segundo a Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) as endorfinas são substâncias produzidas pelo próprio organismo. São químicos corporais que produzem uma forte analgesia, estimulando os centros de prazer do cérebro e criando situações satisfatórias que favorecem e diminuem o mal estar.
- Serotonina: ainda segundo a UNAM a serotonina é fundamental para a modulação da conduta social, as emoções e uma grande quantidade de funções fisiológicas. A função do sistema serotonérgico se conservou ao longo da escala evolutiva e, no geral, números pequenos de neurônios chegam praticamente a todo sistema nervoso.