A OMS alerta contra o consumo de carnes processadas

A OMS alerta contra o consumo de carnes processadas

A OMS reconhece a evidência científica de que o consumo de carnes processadas tem um efeito nocivo sobre a saúde, e são catalisadores de câncer de cólon. Por conseguinte, estes alimentos classificados no grupo dos carcinogêneos prováveis, onde estão também o tabaco, álcool ou arsênico.

A organização considera provada a relação directa entre o consumo regular desses itens e câncer colorretal, isso decorre um estudo realizado pela Agência Internacional para Pesquisa sobre Câncer (IARC).


Carne processada é aquela que foi transformada através de técnicas como a salga, cura, fermentação ou outros processos para melhorar o processo de gosto ou de conservação. Exemplos incluem bacon, salsicha, presunto, carne curada ou preparados de carne.

O estudo estima que uma ingestão diária de 50 gramas de tais processados aumentam em ​​18% de chance de desenvolver câncer colorretal, e esse risco aumenta conforme o consumo.

Este estudo também analisa a carne vermelha (carne de vaca, porco e cordeiro), uma vez descrita como "provavelmente cancerígena" e recomendam uma ingestão máxima semanal de 500 gramas, uma vez cozidas. Apesar disso, e de modo moderado incorporando dieta, carne vermelha é uma fonte de proteína, ferro, zinco e vitamina B12, o que contribui para uma dieta saudável e equilibrada.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...