Seis alimentos para as crianças crescerem saudáveis

Seis alimentos para as crianças crescerem saudáveis

A educação alimentar transforma, previne e pode até tratar doenças sérias como a obesidade e diabetes. O que se sabe é quanto mais avançada a idade, mais difícil se torna mudar hábitos e por isso é tão importante que as crianças comecem a aprender isso desde cedo.


No Brasil o percentual de crianças com excesso de peso, entre 5 e 9 anos, chega a 33,5%. Segundo o médico especialista pesquisador da área da nutrição Patrick Rocha, as crianças estão cada vez mais sedentárias e comendo pior.

“Tenho orientado pais e mães sobre hábitos alimentares saudáveis, que incluem principalmente alimentos naturais, que não passaram pela indústria. Alimentos processados em geral são ricos em açucar, conservantes, trigo, contém excesso de sal refinado, gorduras trans e óleos vegetais industrializados, que são péssimos para o organismo. Com a mudança de hábitos é perfeitamente possível mudar essa situação, pois as crianças de uma forma geral possuem o metabolismo excelente”, destaca o médico Patrick Rocha.

Para ajudar pais e educadores na escolha de uma alimentação mais equilibrada para o pequenos, Dr. Rocha selecionou seis alimentos fundamentais que podem ocupar o lugar dos pães, salgadinhos e biscoitos, na dieta diária e colaborarem com o bom desenvolvimento físico e cognitivo das crianças:

1) Ovos

Depois do leite materno esse é o alimentos mais saudável que existe. Prefira os ovos caipiras que são mais nutritivos e saborosos.

2) Abacate

É uma fruta excelente para crianças. É rica em vitaminas e gorduras saudáveis.

3) Coalhada ou Iogurte Natural Integral

Vai ajudar e desenvolver uma flora intestinal saudável, melhorando a absorção de nutrientes e prevenindo o sobrepeso e a obesidade infantil. Se for adoçado, o indicado é consumir com stévia ou batido com alguma fruta doce como banana ou mamão.

4) Coco

Nas suas variadas formas, o coco seja a água de coco, a polpa, o coco ralado (não adoçado), o óleo de coco é um alimento muito benéfico para a saúde infantil. Rico em gorduras saudáveis ele ajuda a combater até infecções (gripes, verminoses, bactérias), sendo um alimento funcional excelente.

5) Peixes

De preferência frescos e criados naturalmente (mar ou rio), os peixes são ricos em proteínas e gorduras saudáveis e também são ricos em ômega 3, fundamental para a saúde do cérebro da criança, melhorando seu crescimento e desenvolvimento.

6) Hortaliças e Legumes

São ricos em vitaminas e fibras principalmente. Quanto mais variedade nas cores melhor para a saúde da criança. Esses são os principais exemplos.

Fonte: médico Patrick Rocha 





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...