CNTU no Dia Mundial da Alimentação

CNTU no Dia Mundial da Alimentação

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Regulamentados (CNTU) lançará duas iniciativas para auxiliar na execução da campanha Brasil Inteligente “Pela Alimentação Saudável e contra o uso abusivo de Agrotóxicos”.


Em evento que será realizado em Maceió, a partir das 17h30, a confederação lança o seu Departamento de Alimentação Saudável e o Observatório Sindical Josué de Castro de Alimentação e Nutrição. Para batizar a iniciativa, o nome de Josué de Castro foi escolhido por sua trajetória dedicada ao combate à fome, como influente médico, nutrólogo, professor, geógrafo, cientista social, político, escritor e ativista brasileiro.

O observatório irá acompanhar as legislações em discussão no Congresso Nacional; avaliando e questionando as propostas, além de propor normas decentes e sadias, e conscientizar a população do que ela recebe de benefícios e malefícios com as decisões do governo na área de alimentação e agricultura. 

“O observatório irá colocar esses temas para a população pensar. Temos que questionar a legalidade do uso abusivo de agrotóxicos, questionar o envenenamento por meio de aviões de forma indiscriminada, dos nossos solos, águas e animais. Existem muitas informações mentirosas disseminadas por governantes e grandes produtores que reforçam esse envenenamento”, explica Ernane Rosas, diretor da CNTU.

Programação

17h30 – Sessão de abertura

18h – Homenagem a Josué de Castro

“Um combatente da fome”, por Zaida Diniz

Projeção de depoimentos em vídeo sobre Josué de Castro

18h30 – Observatório Sindical Josué de Castro: lutar pela alimentação saudável dos brasileiros. Para quê e como?

Sandra Chemin Seabra – Nutricionista,  educadora e Personalidade Profissional CNTU da Nutrição em 2012

19h – Alimentação, trabalho, sindicalismo e lutas sociais

Albaneide Peixinho – Nutricionista, membro do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), conselheira consultiva da CNTU e Personalidade Profissional CNTU da Nutrição em 2014

19h30 – Debate

20h – Aprovação da Carta CNTU pela Alimentação Saudável 2015

20h30 – Coquetel de confraternização





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...