A Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição (SBAN) lançou o documento “A importância do consumo de leite no atual cenário nutricional brasileiro”. Segundo ele, um recente estudo aponta que o consumo de leite no Brasil aumentou 36%, nos últimos anos. Apesar disso, este valor ainda está abaixo do ideal segundo instituições de saúde internacionais e nacionais como o Ministério da Saúde.
A Pirâmide Alimentar adaptada à população brasileira recomenda que, para indivíduos saudáveis que necessitem de 2.000 kcal/dia, sejam ingeridas diariamente três porções de lácteos como iogurtes, queijos e leites como forma de atingir a ingestão diária de proteínas e cálcio recomendada.
No entanto, “estudos indicam que praticamente 100% dos adolescentes, de 84-91% dos adultos e 86-96% dos idosos não atingem o valor recomendado para consumo diário para este mineral”, revela a Dra. Olga Amancio, presidente da SBAN. O estudo enfatiza que o cálcio é um mineral fundamental para a saúde, principalmente óssea, e também está envolvido na contração dos músculos e na regulação de diversas etapas do metabolismo.
Segundo Dra. Olga Amancio “se faz necessário esclarecer as reais condições em que se faz necessária a exclusão do leite da alimentação e, ao mesmo tempo, informar sobre a importância do consumo deste alimento para a saúde de crianças, adolescentes, adultos e idosos saudáveis para que aproveitem ao máximo de seus benefícios à saúde, como por exemplo: na saúde dos ossos, dos músculos e inclusive como potencial auxiliar nas doenças da modernidade como obesidade, diabetes e possivelmente pressão alta”.
Processamento industrial do leite: praticidade, nutrição e segurança
A industrialização dos leites tem o objetivo de permitir a segurança microbiológica do leite a partir da eliminação de microorganismos que podem trazer risco à saúde do consumidor. Além disso, o processo de ultapasteurização (UHT) permite com que sejam preservados além dos nutrientes, o sabor, aroma, textura e coloração natural do leite.
Fonte: Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição