Que o chocolate é delicioso e tem benefícios para a saúde e bem-estar, todo mundo já sabe. E ele tem outra propriedade importante e curiosa: a anticariogênica. Isso quer dizer que ele previne o aparecimento de cáries.
Apesar de sua composição conter açúcar, um dos maiores responsáveis pelo desenvolvimento da cárie, o chocolate tem flavonoides benéficos que inibem sua ocorrência. A substância chamada teobromina, presente em maior quantidade no chocolate com teor de 80% de cacau, elimina o Streptococcus mutans, bactéria encontrada na cavidade oral, que contribui para a cárie dentária.
“A teobromina é responsável pelo sabor amargo presente no chocolate preto e, por ser encontrada em grande quantidade, essa propriedade acaba sendo eficaz na prevenção da cárie bucal” explica Vanderli Marchiori, nutricionista da ABICAB, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados.
“Para que a teobromina faça algum efeito e elimine a bactéria presente na boca, o chocolate deve ser consumido sozinho, caso contrário, a cárie pode ocorrer”, afirma a nutricionista, que ainda lembra que o chocolate não substitui a escova de dente.
Fonte: ABICAB – Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados