A primeira-dama dos Estados Unidos da América, Michele Obama, passou anos estrelando campanhas e programas de sensibilização sobre o problema da obesidade em seu país e no resto da América. Esta é uma questão grave que pode levar a grandes mudanças nas políticas sociais e de saúde, bem como na qualidade de vida das pessoas.
Estas campanhas sob o slogan "Let’s Move " (Vamos mover) tentar incentivar o esporte e o exercício, bem como uma dieta equilibrada, especialmente entre as crianças e jovens.
Até 2014, o chef Sam Kass foi o chef da família Obama, a frente da cozinha da Casa Branca. Agora leva esta iniciativa e, recentemente, visitou a Colômbia para discutir nutrição e tipo de alimentação que devem ter os filhos no país para evitar situações como a obesidade. O chef disse que um dos desafios fundamentais para o progresso do país é conseguir que as crianças comam saudável e prevenir a obesidade e desnutrição.
A pobreza é muitas vezes um fator que dificulta o acesso a este tipo de alimentos para complementar a nutrição, por isso é preciso o esforço de instituições governamentais.
Ele disse que a alimentação da família Obama era equilibrada e simples, à base de legumes, arroz, carne, frango e peixe. Um exemplo a ser seguido desde a infância para a criação de hábitos alimentares corretos.