Vários cafezinhos no trabalho e muitas horas sem comer entre uma refeição e outra são alguns exemplos do que pode prejudicar o estômago. Segundo o Dr. Décio Chinzon, especialista em gastroenterologia que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica, é importante lembrar que os problemas digestivos podem levar até mesmo anos para aparecerem.
“A saúde do estômago depende de vários fatores. Além de uma alimentação regrada, que evite produtos ricos em gordura e contemple verduras e legumes, é preciso fazer pequenos lanches entre as refeições, como uma fruta, por exemplo. Além disso, devemos lembrar que o estresse sensibiliza o aparelho digestivo, por isso é importante procurar atividades que diminuam a ansiedade e nervosismo”, destaca o médico.
“Quando consumida moderadamente, a cafeína não prejudica o sistema digestivo. Entretanto, quando em excesso, ela pode aumentar a produção de ácidos digestivos, sendo mais prejudicial ainda para quem já apresenta alguma doença no trato digestivo”, afirma Dr. Décio.
O consumo de alguns medicamentos com frequência também pode afetar a saúde digestiva. Os anti-inflamatórios e o ácido acetilsalicílico, por exemplo, podem aumentar a acidez estomacal e causar mal estar. “Mas vale ressaltar que antes de parar qualquer tratamento um médico deve ser consultado”, lembra o especialista.
Os principais sintomas relacionados a problemas no estômago, como a gastrite esofagite, pólipos ou até uma úlcera são: dor ou sensação de queimação no estômago, enjoos, vômitos, perda de apetite e, em alguns casos, até diminuição do peso.
Fonte: Lavoisier