O estado do Amazonas na Colômbia está localizado ao sul do país e sua cozinha é altamente influenciada pelo seu ambiente; especialmente pela pesca no rio e sua influência pelas as fronteiras com Peru e Brasil. A economia de lá está intimamente ligada à gastronomia, suas principais indústrias relacionadas com a pesca, a agricultura (principalmente banana, milho e mandioca) e eco-turismo que tem se destacado nos últimos anos.
As receitas tradicionais são caracterizadas por pratos de sabor forte. Por exemplo, a patarasca é um prato em que se servem dois tipos de peixe (dourado e pintado) e é um dos emblemas gastronômicos da Amazônia. Muitas vezes acompanhado por um pão tradicional de milho feito de mandioca chamado, arepa da selva.
Outra das receitas tradicionais da culinária local é a farinha de mandioca, uma mistura de mandioca e mandioca madura formando uma massa que é mexida até ficar seca com textura granulada. O Mojojoy sempre atrai a atenção estrangeira, um verme que vive em uma palma e comido frito (embora os índios o comam cru); também o pirarucu, um peixe que pode crescer até três metros e a gamitana, outra espécie de peixe que podem pesar até 30 quilos.
Por causa da grande variedade de comunidades indígenas na área, você pode saborear diferentes cozinhas.
Imagem: mojojoy da Colômbia Travel