A cozinha chilena busca seu espaço

A cozinha chilena busca seu espaço

A ascensão de Borago, restaurante de Rodolfo Guzman para o segundo lugar na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina, na que há mais restaurantes mexicanos, peruanos, argentinos e brasileiros, colocou os holofotes sobre a gastronomia chilena.

"Talvez o Chile poderia ser o novo ponta de lança na cozinha da América Latina, afinal ninguém sabe sobre nós e isso pode se tornar uma grande oportunidade para muitos cozinheiros de todo o país, comunidades de colheita e pequenos agricultores, quem sabe?"


A reflexão pode agora ser lida como uma previsão. Raízes, cascas, galhos, frutos e algas são incorporados naturalmente à gastronomia do chef envolvido em um processo de ambiente de pesquisa permanente, nos produtos oferecidos pela paisagem e as cozinhas chilenas indígenas como a Mapuche.

A cozinha de Borago tem base nos ingredientes das comunidades coletoras e pequenos produtores espalhados por todo o Chile. "As pessoas costumavam dizer que não há boa comida no Chile. Agora as pessoas de todo o mundo viajam para comer aqui."

Além dele, três outros estabelecimentos chilenos estão entre os 50 melhores da América Latina: o restaurante de cozinha nikkei Osaka, Ciro Watanabe (25), Ambrosia, Carolina Bazán (32), e 99 Restaurant de Nicolás López e Kurt Schmidt (49), que também passaram por cozinhas de Borago e estão pela primeira vez no ranking.





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...