Peru vai sediar o Segundo Foro Mundial de Turismo Gastronômico, organizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e o Basque Culinary Center (BCC) da Espanha. O encontro, será realizado em abril de 2016, em data a ser determinada, em que participarão cerca de 200 especialistas em turismo e gastronomia de todo o mundo.
O Ministério de Comércio Exterior e Turismo, que fez o anúncio depois de ouvir a decisão da Assembleia da OMT na Colômbia, apresentou o Fórum como uma plataforma para promover o Peru como destino turístico. "A gastronomia está diretamente relacionada com o turismo: respeitando a tradição, com foco na sustentabilidade, autenticidade e experiência. Por isso, recebemos com grande orgulho e responsabilidade a tarefa de organizar este evento, que sai da Espanha para o Peru, um destino culinário de renome mundial ", disse a ministra Magali Silva.
De acordo com o estudo sobre o perfil de turistas estrangeiros que o governo elaborou, 42% dos turistas estrangeiros consideraram a gastronomia como um aspecto a levar em conta ao escolher o Peru como destino, enquanto 93% disseram que o comida peruana superou suas expectativas.