Safra bate recorde

Safra bate recorde

A produtividade foi um dos principais fatores para a safra recorde de 209 milhões de toneladas de grãos em 2014/2015. A avaliação é da Secretaria de Política Agrícola (SPA), do Ministério da Agricultura.


Segundo o estudo, o ciclo agrícola, encerrado recentemente, teve aumento de 6,4% no rendimento por hectare, em comparação com o período anterior (2013/2014), quando o percentual foi de 3,7%.

A área plantada aumentou 1,7%, passando de 57 milhões de hectares em 2014 para 58 milhões. Esse resultado mostra um padrão de expansão agrícola no qual o uso de novas tecnologias e conhecimento têm maior importância que o crescimento baseado no aumento de área. As condições climáticas favoráveis nas principais regiões produtoras também contribuíram para o desempenho da agricultura brasileira na temporada passada.

Oito estados apresentaram crescimento da produtividade acima da média brasileira: São Paulo (17,4%), Alagoas (14,9%), Rio Grande do Sul (14,2%), Rondônia (13,7%), Piauí (11%), Paraná (8,2%), Tocantins (6,8%) e Roraima (6,6%).

“Se olharmos uma série longa de produtividade agrícola, verifica-se que durante muitos anos o País não conseguia sair da barreira de uma tonelada de grãos por hectare. Por meio de muito investimento em pesquisa e políticas agrícolas orientadas, conseguiu-se obter níveis elevados de produtividade”, destaca o coordenador-geral de Estudos e Análises da SPA, José Gasques.

Segundo Gasques, nos últimos anos, especialmente a partir de 1990, o Brasil passou de importador de alimentos a um importante exportador de grãos e carnes.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Agricultura

Foto: Divulgação/EBC





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...