CatchOn, uma consultora especializada de Hong Kong fez uma curiosa experiência que demonstraria que a presença e a comunicação com o chef muda a percepção e experiência que os clientes têm em um restaurante.
Na prova 48 pessoas participaram convidadas para comer em um restaurante francês com o pretexto de que formariam parte de uma estratégia para ajudar um chef a melhorar um prato: o risoto de açafrão com limão.
Foram oferecidas 2 versões do prato: uma com matéria-prima de maior qualidade que foi levada à mesa com um cartão em que se explicavam os ingredientes e outra com produtos de qualidade inferior que o próprio chef apresentou aos convidados ao se aproximar à mesa.
Quando os clientes foram interrogados sobre cada um dos pratos, de acordo com diferentes critérios, incluindo qualidade, sabor, estética e cheio, 77% escolheram a segunda versão.
A consultora apresenta o estudo como uma prova da necessidade dos chefs de serem comunicadores efetivos e da crescente importância da personalidade do chef na cozinha atual.