Um grupo de estudiosos das universidades de Edimburgo e Dundee descobriu uma proteína natural que se pode utilizar para criar um sorvete mais resistente ao calor.
A proteína com o ar, a gordura e a água nos sorvetes cria uma consistência suave que permanece congelada por mais tempo e que poderia evitar que um saboroso cone de sorvete se derreta em nossas mãos sem que a gente se dê conta.
Os cientistas escoceses afirmam que a proteína não afeta o sabor que inclusive teria benefícios para a saúde já que permitiria que os sorvetes fossem fabricados com níveis mais baixos de gorduras saturadas, o que significa menos calorias. “Com o uso dessa proteína estamos trocando algumas das moléculas de gordura que são usadas atualmente para estabilizar as misturas de óleo e água”, disse para a BBC o professor Cair MacPhee da Universidade de Edimburgo, que dirigiu o projeto.
O novo ingrediente desperta também outras expectativas. Seria necessário menos energia pra conservar o sorvete, o que, entre outras coisas, reduziria os custos com caminhões frigoríficos para a distribuição.
Para vê-lo teremos que esperar entre 3 e 5 anos quando se espera que os resultados da pesquisa serão aplicados.