Dados da gestão agropecuária estão abertos

Dados da gestão agropecuária estão abertos

O Ministério da Agricultura criou uma Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA) para acompanhar a gestão e o trânsito de produtos de origem animal no País. A ferramenta vai gerir e disponibilizar informações sobre os diferentes setores do agronegócio brasileiro, como a defesa agropecuária.


O sistema vai disponibilizar relatórios e informações sobre o setor agropecuário, como a quantidade de animais por unidade da Federação (estados e municípios). Os produtores também vão poder pesquisar dados sobre a área de suas propriedades, o saldo de animais, as guias de trânsito de entrada e saída e as vacinações que foram aplicadas nos animais.

“Além disso, a Plataforma de Gestão Agropecuária permitirá controlar o uso de códigos de identificação única das diferentes espécies de animais, além de possibilitar a rastreabilidade individual de bovinos”, destaca o coordenador de Articulação Institucional da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Mapa, Diego Costa.

A plataforma também poderá ser usada por unidades da Federação que ainda não disponham de sistema informatizados, segundo a portaria assinada pela ministra Kátia Abreu.

A plataforma já conta com 4 milhões de estabelecimentos rurais cadastrados. Isso porque ela vinha sendo alimentada, desde 2009, com dados do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), fornecidos pela União, estados e municípios. Os produtores rurais também podem inserir dados no sistema.

Fonte:

Ministério da Agricultura, com informações do Ministério do Desenvolvimento Agrário





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...