A gastronomia peruana como Patrimônio da Humanidade?

A gastronomia peruana como Patrimônio da Humanidade?

gastronomia peruana buscará o reconhecimento Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É um dos objetivos que propõe a Sociedade Peruana de Gastronomia (APEGA) com 2021, ano de celebração do Bicentenário da Independência da República.

A associação gastronômica mais importante do país, com seu presidente Bernardo Roca Rey a frente, entregou ao presidente da República, Ollanta Humala, o manifesto "Gastronomia Peruana 2021" que sugere a colaboração entre agentes públicos e privados para dar um novo impulso a sua gastronomia.


"A gastronomia peruana teve um desenvolvimento vertiginoso nos últimos 15 anos. Conseguiu uma liderança na região e um reconhecimento internacional”, afirma o documento, que põe como exemplo o México, onde o governo anunciou um Plano de Fomento à Gastronomia Nacional e que, desde 2010, tem o reconhecimento da UNESCO.

O documento de APEGA sugere fortalecer os estabelecimentos pequenos e médios de comida peruana promover a inovação, a geração de conhecimento e diversificação da produção e relançar mercados de abastecimento como principal canal de consumo da alimentação popular como medidas para avançar neste objetivo.

As cozinhas tradicionais mexicana, francesa e japonesa e a dieta mediterrânea são as únicas gastronomias declaradas Patrimônio Imaterial da Humanidade. 





 

Vídeos
EVENTOS
FIBEGA Buenos Aires 2017
Del 15 al 17 de septiembre se celebró en La Rural, Buenos Aires, FIBEGA, la Feria Iberoamericana de Gastronomía, que reunió a los destinos gastronómicos mundiales más relevantes, el II Congreso Iberoamericano de Gastrono...