Os chefs do Coletivo Mexicano de Cozinha expuseram, por meio de uma carta, sua oposição à avaliação e outorga de permissão para o plantio de milho geneticamente modificado noMéxico.
Os 79 cozinheiros que assinam o documento – entre os que estão Enrique Olvera, Jorge Vallejo e Mikel Alonso, cujos restaurantes estão na lista dos 50 melhores do mundo – solicitam ao governo que expresse uma postura clara e firme sobre esta situação e manifestam que se manterão alerta a espera de uma resolução adequada.
Os chefs se posicionam com as organizações civis e ecologistas que recorreram à decisão do juiz que cancelou uma medida vingente desde 2013 que proibia o plantio de milho transgênico.
"O cultivo destes produtos atenta contra a diversidade de nosso milho nativo e põe em perigo sua existência”, denunciam os chefs. Ademais, seus produtos químicos “podem representar um perigopara a saúde", ressaltam no texto em que citam países europeus como Áustria, França, Bulgária, Grécia, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo e Polônia que não permitem o cultivo de transgênicos em seus territórios.